Moçambique assinou 14 acordos de donativos externos de quase785,89 milhões USD em 2024

O Governo de Moçambique fechou 14 acordos de donativos externos em 2024, para diversos projectos, no valor de 785,89 milhões de dólares, segundo dados oficiais. De acordo com dados de um relatório do Ministério das Finanças, “foram assinados 14 acordos de donativos”, no período de Janeiro a Dezembro, nove financiados pelo Banco Mundial, em 651 milhões…
ebenhack/AP
De acordo com dados de um relatório do Ministério das Finanças, “foram assinados 14 acordos de donativos”, no período de Janeiro a Dezembro, nove financiados pelo Banco Mundial, em 651 milhões de dólares, e cinco pelo Banco Africano de Desenvolvimento, em 134,89 milhões de dólares.
Economia

O Governo de Moçambique fechou 14 acordos de donativos externos em 2024, para diversos projectos, no valor de 785,89 milhões de dólares, segundo dados oficiais.

De acordo com dados de um relatório do Ministério das Finanças, “foram assinados 14 acordos de donativos”, no período de Janeiro a Dezembro, nove financiados pelo Banco Mundial, em 651 milhões de dólares, e cinco pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), em 134,89 milhões de dólares.

Acrescem em todo o ano de 2024 dois acordos de crédito concessional, assinados com o Banco Árabe para o Desenvolvimento em África, no valor de 20 milhões de dólares para financiar a iniciativa “Um distrito, um hospital”, e com um banco estatal italiano, de 37,45 milhões de dólares, para um projecto agroalimentar em Manica.

O presidente do Grupo Banco Mundial, Ajay Banga, citado pela Lusa, destacou em 16 de Abril do ano passado o papel de Moçambique como base do mercado de eletricidade na África austral, após um encontro em Washington com o então Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, prometendo novas parcerias com o país.

“Tivemos uma boa discussão sobre o trabalho que está a ser feito, os resultados do desenvolvimento económico que Moçambique tenta alcançar, a melhoria do crescimento económico, a melhoria da inflação. Mas o mais importante é que discutimos a oportunidade para os jovens e para o seu futuro e como, se investirmos nos jovens, isso se tornará no futuro do país”, disse Ajay Banga, em declarações aos jornalistas após reunir-se com Filipe Nyusi.

Mais Artigos