Moçambique e Malawi apostam na ligação das redes eléctricas

Moçambique e Malawi vão investir cerca de 127 milhões de dólares em obras de construção do projecto de ligação entre as suas redes eléctricas. O anuncio foi feito recentemente pelos Presidente de ambos os países, Filipe Nyusi e Lazarus Chakwera, respectivamente. Na ocasião, Filipe Nyusi explicou que o projecto, envolvendo um investimento de 127 milhões…
ebenhack/AP
Os dois países acabam de lançar as obras de construção de um projecto de ligação entre as suas redes eléctricas, empreitada que envolve um investimento de 127 milhões de dólares.
Economia

Moçambique e Malawi vão investir cerca de 127 milhões de dólares em obras de construção do projecto de ligação entre as suas redes eléctricas. O anuncio foi feito recentemente pelos Presidente de ambos os países, Filipe Nyusi e Lazarus Chakwera, respectivamente.

Na ocasião, Filipe Nyusi explicou que o projecto, envolvendo um investimento de 127 milhões de dólares, vai incluir uma linha de transmissão de 400 kW, com uma extensão de 218 quilómetros, e deverá estar terminado em Outubro de 2023.

A eléctrica estatal do Malawi, Electricity Supply Corp of Malawi (Escom), anunciou, no final de Outubro, a adjudicação de um dos contratos para o projecto à Sinohydro Corp.

Alex Kaitane, Gestor Sénior de Projecto da Escom, avançou durante a cerimónia de lançamento, no distrito de Balaka, no Sul do Malawi, que o grupo estatal chinês vai expandir a subestação eléctrica de Matambo, na província de Tete, no leste de Moçambique.

Recorde-se que Moçambique é signatário da Agenda 2030, da ONU, cujo objectivo é providenciar, até 2030, energia de qualidade, acessível e sustentável para todos os habitantes daquele país do Índico.

Fonte: Lusa 

Mais Artigos