Moçambique pretende reduzir “fosso digital” com expansão da rede de banda larga em zonas rurais

O Governo da República de Moçambique, através do Ministério das Comunicações e Transformação Digital (MCTD) em coordenação com a Autoridade Reguladora das Comunicações – INCM, pretende reduzir o fosso digital no país, com expansão da banda larga em 300 localidades em zonas periurbanas e rurais. A informação foi avançada pelo MCTD, através de um concurso…
ebenhack/AP
A iniciativa financiada pelo Banco Mundial, segundo um comunicado do MCTD, será implementada no âmbito do Projecto de Aceleração Digital de Moçambique (PADIM).
Economia Tecnologia

O Governo da República de Moçambique, através do Ministério das Comunicações e Transformação Digital (MCTD) em coordenação com a Autoridade Reguladora das Comunicações – INCM, pretende reduzir o fosso digital no país, com expansão da banda larga em 300 localidades em zonas periurbanas e rurais.

A informação foi avançada pelo MCTD, através de um concurso público lançado nesta Segunda-feira, 09, para expansão e melhoria da cobertura e do acesso aos serviços de telecomunicações.

A iniciativa financiada pelo Banco Mundial, segundo um comunicado do MCTD, será implementada no âmbito do Projecto de Aceleração Digital de Moçambique (PADIM), promovendo o acesso às comunicações de alta velocidade (Banda Larga) e a serviços de voz para em comunidades que até ao momento não dispõem deste de serviços.

A implementação deste projecto, que se enquandra na iniciativa “Internet Para Todos”, sublinha o Governo, proporcionará diversos benefícios à população, assegurando que cerca de 90% da população de cada localidade abrangida tenha acesso directo ao sinal de telecomunicações de alta velocidade, maior facilidade de acesso a serviços de informação, educação e outros serviços digitais, bem como a possibilidade de escolha de rede e de serviços dos operadores, através da partilha de infra-estruturas.

As propostas deverão ser submetidas até ao dia 25 de Fevereiro de 2026. As entidades que pretendem concorrer, poderão obter mais detalhes no respectivo anúncio do concurso, assim como através do e-mail procurement@padim.gov.mz.

Mais Artigos