Moçambique realiza 135 carregamentos de gás para o estrangeiro desde 2022

Moçambique realizou desde 2022 cerca de 135 carregamentos de gás para países estrangeiros, a partir do norte do país, anunciou a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH). Durante um seminário em Maputo, a directora da ENH operadora petrolífera estatal moçambicana, Monica Juvane disse que os carregamentos começaram em 2022, portanto, têm 118 carregamentos de LNG [Gás…
ebenhack/AP
Durante um seminário em Maputo, a directora da ENH operadora petrolífera estatal moçambicana explicou que os carregamentos começaram em 2022, portanto, têm 118 carregamentos de LNG [Gás Natural Liquefeito] e 17 de condensados.
Economia

Moçambique realizou desde 2022 cerca de 135 carregamentos de gás para países estrangeiros, a partir do norte do país, anunciou a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH).

Durante um seminário em Maputo, a directora da ENH operadora petrolífera estatal moçambicana, Monica Juvane disse que os carregamentos começaram em 2022, portanto, têm 118 carregamentos de LNG [Gás Natural Liquefeito] e 17 de condensados.

O principal comprador do gás, de acordo com a responsável, é a petrolífera britânica BP, que assinou, em 2016, um acordo de 20 anos com a petrolífera Eni e com a energética estatal para comprar o futuro gás extraído em Moçambique.

“São contratos de gás e os contratos de gás tem um longo termo, e este foi adjudicado à BP”, explicou Monica Juvane, avançando ainda que o Governo pretende massificar a distribuição do gás doméstico até 2028, através da instalação de um sistema de canalização do gás para as residências, para dinamizar a transição energética no país.

Os lucros da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), operadora petrolífera estatal moçambicana, caíram para metade em 2024, somando 1.737 milhões de meticais (23,4 milhões de euros), segundo dados oficiais consultados em Julho pela Lusa.

 

Mais Artigos