Montenegro destaca acordo da CPLP como estratégico

O primeiro-ministro português, Luís Montenegro, afirmou em Lisboa que o acordo de mobilidade entre os Estados membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) é um “pilar estratégico e estruturante” da política de imigração em Portugal. As declarações foram feitas durante uma conferência de imprensa, após um encontro com o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão.…
ebenhack/AP
O primeiro-ministro português, Luís Montenegro, afirmou que o acordo de mobilidade da CPLP é fundamental para a política de imigração, promovendo a integração de cidadãos lusófonos em Portugal.
Negócios

O primeiro-ministro português, Luís Montenegro, afirmou em Lisboa que o acordo de mobilidade entre os Estados membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) é um “pilar estratégico e estruturante” da política de imigração em Portugal. As declarações foram feitas durante uma conferência de imprensa, após um encontro com o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão.

Montenegro destacou que o acordo de mobilidade “está a funcionar em pleno” e que não sofreu alterações desde as funções de seu governo. “Isto não significa excluir ninguém, nem significa nenhuma posição de xenofobia, como às vezes alguns mais distraídos ou precipitados querem fazer crer”, sublinhou.

De acordo com a Lusa, o primeiro-ministro explicou que a integração de cidadãos provenientes de países lusófonos é facilitada pela partilha de uma cultura, língua e história comuns. “Países que têm boas condições de acolhimento e integração são, naturalmente, aqueles que assimilam a nossa cultura”, acrescentou.

Montenegro classificou o acordo de mobilidade celebrado no âmbito da CPLP como “um bom acordo para Portugal e para todos os restantes países”.

Durante uma visita, Portugal e Timor-Leste celebraram três acordos de cooperação, incluindo o Programa Estratégico de Cooperação 2024-2028, um acordo na área das infraestruturas e um Protocolo de Cooperação entre os Ministérios da Economia de Portugal e do Turismo e Ambiente de Timor -Leste, para o desenvolvimento do Programa Revive.

Mais Artigos