Morre aos 94 anos Sidney Poitier, primeiro actor negro galardoado com ‘Óscar de melhor actor’

O renomado e primeiro actor negro a receber um óscar,  Sidney Poitier, faleceu nesta Sexta-Feira, 07, aos 94 anos. A confirmação da morte veio do Ministro dos Negócios Estrangeiro das Bahamas, país de onde era originário, sem revelar a causa da morte. Com mais de 50 filmes, muitos deles como protagonista, Sidney Poitier fez história em…
ebenhack/AP
O gigante do cinema e ícone contra o racismo, Sidney Poitier fez história em 1963, tendo participado em mais de 50 filmes.
Life

O renomado e primeiro actor negro a receber um óscar,  Sidney Poitier, faleceu nesta Sexta-Feira, 07, aos 94 anos. A confirmação da morte veio do Ministro dos Negócios Estrangeiro das Bahamas, país de onde era originário, sem revelar a causa da morte.

Com mais de 50 filmes, muitos deles como protagonista, Sidney Poitier fez história em 1963, quando os Estados Unidos da América (EUA) viviam as tensas convulsões raciais ligadas ao Movimento dos Direitos Civis, ao tornar-se o primeiro actor negro a receber o ‘Óscar de Melhor Actor’, com “Lírios do Campo”.

Sem a sua carreira, o seu exemplo cívico e este momento pioneiro na história de Hollywood, teria sido muito mais difícil o caminho para o estrelato de Denzel Washington, Whoopi Goldberg, Oprah Winfrey, Morgan Freeman, Jamie Foxx, Halle Berry ou Will Smith.

De acordo com a cronologia da sua carreira, em 2002, tornou-se igualmente o primeiro artista negro a receber um ‘Óscar honorário’, pelo conjunto de obra, onde se destacam títulos como “Sementes de Violência”, “Os Audaciosos” (a primeira nomeação para as estatuetas douradas), “Porgy e Bess”, “Gigantes do Mar”, “O Ódio Que Gerou o Amor”, “No Calor da Noite” (Óscar de Melhor Filme), “Adivinha Quem Vem Jantar”, “Dois Amigos em Apuros”, “Atirar a Matar”, “O Pequeno Nikita”, “Heróis Por Acaso” e “O Chacal”.

Sidney Poitier cresceu nas Cat Island, nas Bahamas, mas uma infância com grandes carências fez com que abandonasse os estudos aos 13 anos e regressasse a Miami, nos EUA, onde nascera por acidente a 20 de Fevereiro de 1927, durante uma visita dos pais.

Mais Artigos