Mosaiko lança manual de Direitos Humanos

O Mosaiko — Instituto para Cidadania vai assinalar o Dia Internacional dos Direitos Humanos com uma conferência dedicada ao tema “Espaço Cívico Angola no e Português”, no próximo dia 10 de dezembro, em Lisboa. O encontro terá lugar na Sala Monsanto do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) e reunirá activistas, académicos e…
ebenhack/AP
O Instituto para Cidadania assinala o Dia Internacional dos Direitos Humanos com conferência em Lisboa e lançamento de manual com mais de 50 autores lusófonos
Cooperação

O Mosaiko — Instituto para Cidadania vai assinalar o Dia Internacional dos Direitos Humanos com uma conferência dedicada ao tema “Espaço Cívico Angola no e Português”, no próximo dia 10 de dezembro, em Lisboa. O encontro terá lugar na Sala Monsanto do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) e reunirá activistas, académicos e especialistas angolanos e portugueses para debater os desafios atuais da ação cívica nos dois países.

A iniciativa será também marcada pelo lançamento do “Manual de Direitos Humanos”, uma obra coletiva que agrega contributos de mais de 50 autores de Angola, Moçambique, Brasil, Cabo Verde e Portugal. O livro pretende oferecer uma visão contemporânea e multidisciplinar dos direitos humanos no espaço lusófono, refletindo diferentes realidades, contextos e áreas de actuação.

Durante a conferência, alguns dos autores do manual estarão em diálogo num formato inspirado nos tradicionais jangos angolanos, promovendo uma conversa aberta sobre o estado atual dos direitos humanos e os caminhos possíveis para o futuro.

O diretor-geral do Mosaiko, Júlio Candeeiro, sublinha a importância desta abordagem colaborativa: “O Mosaiko sempre procurou reunir diferentes vozes e saberes com o intuito de melhorar a nossa ação junto das comunidades. Fez sentido convocar académicos, políticos, religiosos, ativistas, cientistas e juristas para descreverem os direitos humanos sob as suas perspectivas. O resultado é um manual rico e contemporâneo.”

A organização da conferência conta com o apoio do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, reforçando a parceria entre instituições portuguesas e angolanas na promoção da cidadania, inclusão e defesa dos direitos fundamentais.

Mais Artigos