A Embaixada do Brasil em Cabo Verde, o Instituto Guimarães Rosa e o Cineclube Mankara organizam, em parceria com o colectivo Nicho 54, uma mostra de cinema para assinalar o Mês da Consciência Negra.
A Mostra de Cinema Negro decorre nos dias 15, 22 e 29 de Novembro, na cidade da Praia.
O evento com entrada gratuita tem como objectivo “celebrar identidades, resistências, memórias e afectos que moldam as experiências afrodescendentes”, através de uma selecção de obras de cineastas negros e negras do Brasil.
As sessões vão decorrer no espaço cultural da residência da Embaixada do Brasil, Achada de Santo António, com filmes infantis às 17:00 (18:00 em Lisboa) e exibições destinadas ao público adulto às 19:00.
De acordo com a organização, a mostra propõe “um espaço de encontro, reflexão e partilha”, convidando o público “a escutar vozes, ver rostos e sentir narrativas que continuam a inspirar e transformar o mundo”.
A Mostra de Cinema Negro, diz a Lusa insere-se nas comemorações do Mês da Consciência Negra, celebrado em novembro, no Brasil e em diversos países de língua portuguesa, em homenagem a Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência contra a escravidão.


