Músico popular guineense Djilam Ture actua no Teatro do Bairro Alto em Lisboa

O músico popular guineense Djilam Ture e o grupo Netos do Bandim vão actuar, dia 17 de Janeiro, no Teatro do Bairro Alto (TBA), no centro histórico de Lisboa, no primeiro concerto do ano deste espaço, anunciou a entidade. Segundo o TBA, o espetáculo de música e dança agendado para as 19 horas e 30…
ebenhack/AP
O espetáculo de música agendado para as 19 horas e 30 minutos, do próximo dia 17, no Teatro do Bairro Alto, em Lisboa terá actuação do músico guineense Djilam Ture e o grupo Netos do Bandim.
Life

O músico popular guineense Djilam Ture e o grupo Netos do Bandim vão actuar, dia 17 de Janeiro, no Teatro do Bairro Alto (TBA), no centro histórico de Lisboa, no primeiro concerto do ano deste espaço, anunciou a entidade.

Segundo o TBA, o espetáculo de música e dança agendado para as 19 horas e 30 minutos, do próximo dia 17, no TBA centra-se no conceito de ‘mandjuandadi’, uma tradição que promove rodas comunitárias de partilha de histórias e saberes, frequentemente lideradas por mulheres em áreas suburbanas da Guiné-Bissau.

O grupo Netos de Bandim, de acordo com a Lusa, longo dos anos, o tem tido participações de artistas de renome da música popular guineense como Oraca, Nenê Pereira ou Djilam Ture, entre outros, “enriquecendo um repertório que abrange estilos tradicionais como ‘gumbé’, ‘djambadon’, ‘kussundé’ e ‘cabaró'”, explicou.

Estes estilos têm origem “em grupos étnicos como os ‘fula’, ‘mandjako’, ‘mandinka’, ‘balanta’ e ‘bijagós'”, diz o TBA.

Fundado pela associação Amigos da Criança da Guiné-Bissau (AMIC) em 2000, na Guiné-Bissau, o grupo Netos de Bandim começou como uma associação de trabalho social no pós-guerra civil [1998-1999], usando a cultura como ferramenta de transformação.

Mais Artigos