Noruega vai disponibilizar cerca de 1,7 milhões de euros para apoiar famílias vítimas das cheias em Moçambique

O Governo norueguês disponibilizou cerca de 1,7 milhões de euros para apoiar famílias afectadas pelas cheias em Moçambique, informou a embaixada norueguesa em Maputo na sua página oficial do Facebook. Segundo a embaixada, os fundos serão canalizados para Organização Internacional para as Migrações (OIM) em Moçambique, Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do…
ebenhack/AP
Estes fundos serão canalizados para a Organização Internacional para as Migrações (OIM) em Moçambique, Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e para o Conselho de Refugiados da Noruega, segundo comunicado da embaixada da Noruega.
Economia

O Governo norueguês disponibilizou cerca de 1,7 milhões de euros para apoiar famílias afectadas pelas cheias em Moçambique, informou a embaixada norueguesa em Maputo na sua página oficial do Facebook.

Segundo a embaixada, os fundos serão canalizados para Organização Internacional para as Migrações (OIM) em Moçambique, Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e para o Conselho de Refugiados da Noruega (NRC), visando garantir abrigo seguro, acesso a água potável, saneamento, operações de busca e salvamento e assistência financeira directa.

O ministro de desenvolvimento da Noruega, Åsmund Aukrust, citado no documento disse que Moçambique é um dos países mais afectados pelas mudanças climáticas, sem ter culpa pela crise. “Quando uma catástrofe como esta acontece, é essencial que a Noruega ajude onde puder”, sublinhou Aukrust.

Esta contribuição, ressalta o documento, soma-se aos 4 milhões de euros mobilizados pelo Fundo Central de Resposta a Emergências da ONU (CERF), do qual a Noruega é um dos maiores doadores globais.

“A Noruega reafirma o compromisso de solidariedade e cooperação para responder às necessidades urgentes e ajudar comunidades a recuperar”, conclui o mesmo documento.

 

Mais Artigos