Nossa Seguros sensibiliza estudantes sobre poupança e planeamento financeiro

A Nossa Seguros lançou, recentemente, na Universidade Católica de Angola, a primeira palestra do ciclo “Nossa Literacia Financeira”, uma iniciativa que visa sensibilizar mais de mil estudantes universitários em todo o país sobre a importância da poupança e do planeamento financeiro. A primeira sessão, segundo uma nota, reuniu mais de 100 estudantes na Universidade Católica…
ebenhack/AP
A primeira sessão reuniu mais de 100 estudantes na Universidade Católica e abordou estratégias para uma gestão eficaz das poupanças pessoais e para a construção de uma base financeira sólida desde cedo.
Economia

A Nossa Seguros lançou, recentemente, na Universidade Católica de Angola, a primeira palestra do ciclo “Nossa Literacia Financeira”, uma iniciativa que visa sensibilizar mais de mil estudantes universitários em todo o país sobre a importância da poupança e do planeamento financeiro.

A primeira sessão, segundo uma nota, reuniu mais de 100 estudantes na Universidade Católica e abordou estratégias para uma gestão eficaz das poupanças pessoais e para a construção de uma base financeira sólida desde cedo.

“O ciclo de palestras terá uma periodicidade mensal e prevê chegar a mais de mil estudantes de várias universidades de Angola até ao final do ano, promovendo uma cultura de poupança e investimento entre os jovens”, lê-se na nota.

A primeira palestra contou com a participação de Albertina Napita – directora de Vida e Fundo de Pensões da NOSSA Seguros, e Jucélia Gabriel – educadora financeira, influencer e embaixadora da Nossa Pensões. As apresentações focaram-se em temas essenciais como planeamento financeiro, poupança e investimentos.

No discurso de abertura, o presidente da comissão executiva da Nossa Seguros, Alexandre Carreira, destacou a importância de se planificar desde tenra idade a utilização dos recursos financeiros e a reforma, como forma de garantir uma maior segurança financeira e contribuir para o próprio desenvolvimento do país.

“Acreditamos que o baixo nível de literacia financeira e a falta de cultura e disciplina para a poupança estão entre as principais causas do baixo índice de penetração dos fundos de pensões em Angola, que é de apenas 1,7% do PIB”, referiu.

Para reverter este quadro, Albertina Napita explicou durante a palestra, que é fundamental que os jovens possam absorver uma cultura de poupança e ter o domínio suficiente das ferramentas existentes para tomarem as decisões financeiras certas, hoje, enquanto estudantes, e também no futuro, quando estiverem no mercado de trabalho.”

“Este processo é longo, mas começa com pequenos passos. Há coisas que os estudantes já podem fazer no dia-a-dia, para conseguirem uma renda extra, ou pelo menos gerirem o que já recebem, que às vezes é o valor da mesada ou o da bolsa de estudo. Muitas vezes não o fazem, porque não conhecem as opções de poupança existentes, ou por falta de controlo financeiro. Por isso é importante aprender como conseguir rentabilizar o que já dispõem”, acrescentou a influencer e educadora financeira.

Mais Artigos