O novo presidente do Senegal: da prisão ao palácio

Diomaye Faye, advogado de profissão e ex-inspetor fiscal, é o novo presidente do Senegal. Polígamo, casado com Marie Khone Faye, cristã, e Absa Faye, muçulmana, com quem tem 4 filhos, esteve detido até a um mês da sua eleição para a presidência do república do Senegal.. De14 de abril de 2023 a 14 de março…
ebenhack/AP
Toma posse o mais jovem presidente da república do Senegal, um mês depois de sair da prisão. Bassirou Diomaye Diakhar Faye vai gerir os destinos de um país com 18 milhões de habitantes.
Economia

Diomaye Faye, advogado de profissão e ex-inspetor fiscal, é o novo presidente do Senegal. Polígamo, casado com Marie Khone Faye, cristã, e Absa Faye, muçulmana, com quem tem 4 filhos, esteve detido até a um mês da sua eleição para a presidência do república do Senegal.. De14 de abril de 2023 a 14 de março de 2024, coincidindo com a altura do Ramadão, época de sacrifício do fies muçulmanos., Diomaye Faye esteve preso sem condenação no estabelecimento prisional, Cap -Manuel, situado fora da capital.

Na altura ocupava a função de secretário-geral do partido Patriotas Africanos do Senegal, para o Trabalho, Ética e a Fraternidade (PASTEF) destituído pelo regime do presidente Macky Sall. Diomaye Faye, considerado o segundo homem forte do partido, foi indicado por Ousmane Sonko, presidente do PASTEF, para o substituir na corrida eleitoral, uma vez que este ainda se encontrava detido e com o registo criminal comprometido.

  Saiu da prisão a 8 dias do escrutínio de 24 de março, foi direto para a região de meridional do Senegal, sul do país, Ziguinchor, local onde foi calorosamente acolhido por uma grande moldura humana.   Desde então a seu acolhimento foi com manifestações de apoio por parte do povo, o que se veio a traduzir nos resultados eleitorais: 54,28% dos votos logo na 1ª volta, deixando Amadou Ba, ex-primeiro ministro e candidato apoiado pelo presidente cessante Macky Sall, com 35,79%.

Eleições que convidaram cerca de 17 milhões de habitantes às urnas e que foram reconhecidas como livres, justas e transparentes, por parte da Comunidade internacional e da Comissão Eleitoral Nacional Autónoma (CENA) .

 Bassirou Diomaye Diakhar Faye torna-se assim o 5º Presidente eleito da república do Senegal, país com cerca de 18 milhões de habitantes

Existe uma grande expectativa depositada no presidente eleito, por ser o mais jovem da história democrática do país e pelo projeto apresentado, um deles é criar um percurso declaradamente Pan-Africanista, distanciado da ex-colónia francesa.

 Macky Sall, o Presidente cessante, vai dirigir o Pact de Paris ( 4P), fontes próximas  dão conta que Macky Sall deixará o Senegal, assim que o seu sucessor tomar posse, rumo a Paris para ocupar as suas novas funções.

Mais Artigos