A Organização das Nações Unidas (ONU) investiu quase 15 milhões de euros em projectos sociais, açcão climática, economia azul e verde, e promoção de instituições transparentes em São Tomé e Príncipe, em 2023, conforme anunciado pelo seu coordenador residente no país, Eric Overvest.
Durante a reunião anual de avaliação do primeiro ano de desenvolvimento do programa “Quadro de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas 2023-2023” em São Tomé e Príncipe, Overvest destacou que o desembolso das agências da ONU quase atingiu os 16 milhões de dólares, evidenciando o compromisso renovado com o desenvolvimento sustentável no país.
O encontro, segundo noticiou a Lusa, contou com a presença de nove dos 13 ministros do governo são-tomense e foi descrito pelo representante da ONU como um compromisso renovado com o desenvolvimento sustentável e uma marca essencial na jornada conjunta de cooperação e progresso.
O ministro dos Negócios Estrangeiros de São Tomé e Príncipe, Gareth Guadalupe, destacou os progressos na esperança de vida, acesso à electricidade e taxa de frequência no ensino básico como reflexo dos investimentos nos recursos humanos.
No entanto, expressou preocupação com a dependência de energia não renovável, alta inflação e acesso limitado ao saneamento, apontando a necessidade de investimentos adicionais em infraestruturas e serviços básicos.