Um total de seis jovens músicos da Orquestra Sinfónica Kaposoka estão a participar desde o dia 20 de Julho num prestigiado programa internacional de intercâmbio musical na Bahia, Brasil, com o apoio da Gemcorp Angola.
O projecto Neojiba Conecta, desenvolvido pelos núcleos estaduais das orquestras juvenis e infantis da Bahia, no Brasil, visa promover intercâmbios culturais e educacionais entre jovens músicos de diversas partes do mundo, proporcionado oficinas de criação musical, masterclasses, debates, ensaios partilhados e uma série de apresentações públicas, sob a orientação de músicos e professores conhecidos, quer no Brasil quer noutros países da América do Sul.
O Diretor para as Relações Institucionais da Gemcorp Angola, Arsénio Chicolomuenho, destaca a importância deste intercâmbio, assim como o apoio que a empresa vem disponibilizando à Orquestra Kapsoka.
“Através da plataforma social KUENA, criada pela Gemcorp Angola para apoiar diferentes acções sociais junto das comunidades adjacentes aos nossos escritórios e aos projectos que temos em curso, estamos a apoiar desde o ano passado este espantoso projecto de inserção e desenvolvimento educacional e social que é a Orquestra Kaposoka”, disse Arsénio Chicolomuenho, citado numa nota enviada à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA.
Apoiar o desenvolvimento cultural, social e educacional em Angola, segundo o responsável, “é um dos nossos mais firmes propósitos, motivo pelo qual estamos verdadeiramente satisfeitos por termos conseguido em tempo útil levar estes seis jovens para a Bahia e incluí-los na edição deste ano do Neojiba Conecta”.
A Orquestra Kaposoka é um programa social dedicado a apoiar crianças em situações de vulnerabilidade social através da música. Esta iniciativa proporciona educação musical de alta qualidade e oferece, em simultâneo, um caminho positivo para o desenvolvimento pessoal e social dos jovens talentos angolanos.