Oxford Economics reduz crescimento da economia de Angola de 2,9% para 1,6% em 2025

A consultora Oxford Economics reviu em forte baixa a previsão de crescimento da economia de Angola este ano, de 2,9% para 1,6%, devido à previsível quebra de 6,6% na produção petrolífera. "Vamos reduzir a nossa previsão de crescimento real do PIB para 2025, de 2,9% para 1,6%", explicam os analistas do departamento africano desta consultora…
ebenhack/AP
“Vamos reduzir a nossa previsão de crescimento real do PIB para 2025, de 2,9% para 1,6%”, explicam os analistas do departamento africano desta consultora britânica.
Economia

A consultora Oxford Economics reviu em forte baixa a previsão de crescimento da economia de Angola este ano, de 2,9% para 1,6%, devido à previsível quebra de 6,6% na produção petrolífera.

“Vamos reduzir a nossa previsão de crescimento real do PIB para 2025, de 2,9% para 1,6%”, explicam os analistas do departamento africano desta consultora britânica.

Os analistas apontam que a descida do preço do petróleo, de 75 dólares em Fevereiro para cerca de 65 dólares em meados deste mês, “piorou ainda mais as perspectivas para as receitas das exportações de petróleo”.

“A produção de petróleo bruto diminuirá 6,6% este ano, para uma média de 1,09 milhões de barris diários, recuperando depois de forma moderada para uma média de 1,13 milhões em 2026, assumindo que os novos projectos da TotalEnergies comecem a produção”, escrevem, baixando a previsão de crescimento da produção petrolífera, de 1%, para uma queda de 6,6%.

“Como o sector petrolífero representa 25% do Produto Interno Bruto (PIB) de Angola, mais de 50% das receitas do governo e quase 90% do total das exportações, a revisão em baixa da estimativa de produção de petróleo terá um impacto significativo no crescimento económico deste ano”, acrescentam, sustentando assim a revisão da estimativa de expansão da economia, diz a Lusa.

Mais Artigos