Parceria estratégica: Cabo Verde quer aprender com experiência logística de Marrocos

Cabo Verde e Marrocos estão a reforçar os laços estratégicos no sector da logística, considerado vital para o dinamismo comercial e para a atracção de investimento no arquipélago. O tema foi analisado numa reunião em Rabat entre o ministro cabo-verdiano do Turismo e Transportes, Sá Nogueira, e o homólogo marroquino dos Transportes e Logística, Abdessamad…
ebenhack/AP
A cooperação logística e a formação de pilotos marcam nova fase na relação estratégica entre Cabo Verde e Marrocos. Ministro cabo-verdiano do Turismo e Transportes reuniu em Rabat com o seu homólogo marroquino.
Negócios

Cabo Verde e Marrocos estão a reforçar os laços estratégicos no sector da logística, considerado vital para o dinamismo comercial e para a atracção de investimento no arquipélago.

O tema foi analisado numa reunião em Rabat entre o ministro cabo-verdiano do Turismo e Transportes, Sá Nogueira, e o homólogo marroquino dos Transportes e Logística, Abdessamad Kayouh.

De acordo com comunicado oficial, citado pela Lusa, os dois governantes exploraram “novas perspectivas de cooperação, nomeadamente no sector da logística, reconhecido como essencial para dinamizar os fluxos comerciais e atrair investimento para Cabo Verde”.

A agenda incluiu também a intenção de intensificar o intercâmbio de experiências e boas práticas, com destaque para a formação especializada de pilotos e controladores aéreos cabo-verdianos em Marrocos. Este tipo de cooperação, para além de contribuir para o reforço da segurança e capacidade operacional da aviação civil cabo-verdiana, insere-se no esforço de valorização do capital humano como pilar da competitividade nacional, avança o documento.

O Governo de Cabo Verde sublinha que as relações bilaterais com Marrocos atravessam uma fase particularmente positiva. A intensificação das ligações aéreas pela Royal Air Maroc (RAM), que opera actualmente voos directos entre Casablanca e Praia – cinco vezes por semana, e, mais recentemente, entre Casablanca e Sal – duas vezes por semana, é vista como sinal de crescente integração económica e de aposta no turismo como eixo estratégico comum.

A aproximação entre os dois países reforça a ambição de Cabo Verde em posicionar-se como plataforma logística e de serviços no Atlântico, aproveitando a sua localização geoestratégica e a experiência de Marrocos como um dos hubs logísticos mais relevantes do continente africano.

Mais Artigos