O Petro World – grupo especializado em negociação de commodities físicas – anunciou um investimento de cerca de 3 milhões de dólares na instalação, em Angola, de uma fábrica de processamento de lubrificantes.
Prevê-se que a unidade fabril, denominada VKB Petroleum, se dedique ao processamento de white spirit e que venha a produzir 10 mil litros de lubrificantes diversos por dia.
Evandro dos Santos, director de Operações da empresa, avançou que, neste momento, decorrem negociações para a compra do espaço e a conclusão dos requisitos legais. Segundo enfatizou, citado numa nota de imprensa enviada à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, a VKB Petroleum, que iniciou as suas actividades em 2010 no Bahrein, está agora focada no investimento em Angola, com a visão de atender ao mercado regional.
Numa primeira fase, explicou, o projecto prevê a criação de mais de 100 postos de trabalho directos. Para além dos empregos, a fábrica incluirá centros de formação para capacitar jovens profissionais, com a intenção de integrar os melhores talentos ao quadro da empresa.
“A empresa nasce de um grupo forte no Reino do Bahrein, com ligações a empresas de minério de petróleo e equipamentos relacionados, o que representa uma mais-valia para Angola”
A escolha de Angola como local para o investimento deve-se, segundo Evandro, “ao apoio e a abertura do governo angolano ao investimento estrangeiro, especialmente no sector petrolífero”. Por outro lado, o responsável adiantou que a empresa pretende também contribuir para o aumento do conteúdo local neste segmento de negócios.
A VKB Petroleum faz parte do grupo Petro World, com presença em refinarias de renome como a BAPCO Bahrain. O grupo, lê-se no documento, mantém também parcerias com grandes traders globais etre elas a Chevron Singapore, Vitol e Trafigura, estando presente em várias regiões, em que se destacam entre os Emirados Árabes Unidos e a Índia, além de Bahrein.
O grupo Petro World foi fundado em 2006 e tem uma gestão com mais de 25 anos de experiência na indústria de petróleo e gás. “Somos um grupo líder global em negociação de commodities físicas”, ressalta-se no comunicado.