Chama-se Rui Andrade, tem 22 anos de idade, nasceu na capital angolana (Luanda) e sagrou-se neste Domingo, 24, campeão do Europeu de Endurance Le Mans 2021, na categoria LMP2, ao terminar a prova de quatro horas disputada no Autódromo de Portimão, em Algarve, Portugal.
Ao volante de uma viatura Aurus, o piloto que representa a equipa G-Drive Racing, precisava apenas de terminar a prova para conquistar a competição, mas terminou a corrida na segunda posição, o que lhe assegurou o estatuto de primeiro cidadão angolano a arrecadar o troféu.
A residir actualmente em Portugal, “Ruizinho”, como é carinhosamente tratado entre os mais próximos, começou a carreira no Karting, aos 16 anos de idade, por incentivo do seu pai, o conhecido político Rui Falcão – que até há bem pouco tempo foi governador da província costeira de Benguela, que o motivou a participar em corridas de velocidade.
A nível da Europa iniciou em Espanha, disputando a fórmula quatro (F4), ao serviço da Drivex Racing, e posteriormente no Dubai, em 2018, tendo obtido sete pódios.
O jovem piloto, que é também o primeiro angolano a participar de um mundial de automobilismo, já havia alcançado o 13º lugar numa prova da categoria LMP2 do Campeonato do Mundo de Endurance, no Circuito SPA-Francorchamps, na Bélgica, em que participaram 33 concorrentes.