Os comandantes da SonAir, Sérgio Sousa e Álvaro Oliveira, constituíram a equipa 100% angolana que tripulou o helicóptero do tipo AW139 – um dos mais modernos helicópteros do mundo, tendo descolado de Luanda para o Bloco 3, situado em offshore, na Bacia do Congo.
O AW139 foi projectado com o propósito de proporcionar capacidade multifuncional e flexibilidade às operações para atender integralmente às mais rigorosas exigências de desempenho e segurança da sua categoria.
A aeronave pode transportar até 15 passageiros em alta velocidade a bordo de uma das mais espaçosas e confortáveis cabines disponíveis no mercado. Com o tanque suplementar de combustível instalado, é capaz de voar às plataformas mais distantes do pré-sal sem perder espaço na cabine de passageiros. Homologado para 6,8 toneladas, o AW139 conta com a maior reserva de potência dentre os helicópteros de médio porte.
A FORBES ÁFRICA LUSÓFONA soube que no regresso à capital angolana, os dois pilotos foram recebidos pela comissão executiva e directores da SonAir. Na ocasião, o presidente da comissão executiva da companhia aérea, Alfredo Varo Kaputu, considerou o feito “um marco” daquilo a que se propuseram a fazer na companhia, nesta nova fase da empresa, este é considerado um marco do que nos propusemos a fazer na companhia.
“Esperamos que esta acção se transforme num compromisso e num exemplo a seguir pelos demais colegas”, afirmou.
Em nome da comissão executiva, do conselho de direcção e dos trabalhadores da SonAir, o responsável desejou sucessos aos colaboradores, considerando ainda o momento como “ímpar” para a empresa. “Estamos em época de aniversário da SonAir e, neste momento, este é o melhor brinde que poderíamos receber”, enfatizou.
A SonAir foi fundada em 1998 como fornecedora de serviços de transporte por helicóptero para a indústria petrolífera que opera em Angola. A empresa alterou a sua designação para SonAir Air Service SA, com capital social cedido pelo Estado. Em 2013, a transportadora ampliou sua actuação para fretamento de cargas e serviços regulares.





