Portuguesa Cláudia Chéu e moçambicano Mélio Tinga vencem Intercâmbio Literário

A escritora portuguesa Cláudia Chéu e o escritor moçambicano Mélio Tinga são os vencedores do programa de intercâmbio literário 2023, beneficiando respectivamente de uma residência de um mês em Moçambique e em Portugal, anunciou a Câmara Municipal de Lisboa. O programa foi criado ao abrigo de um protocolo de cooperação celebrado entre a Câmara Municipal…
ebenhack/AP
Um moçambicano e uma portuguesa são os vencedores da edição deste ano e em Outubro deverão começar o intercambio que levará 31 dias, em Maputo e em Lisboa.
Life

A escritora portuguesa Cláudia Chéu e o escritor moçambicano Mélio Tinga são os vencedores do programa de intercâmbio literário 2023, beneficiando respectivamente de uma residência de um mês em Moçambique e em Portugal, anunciou a Câmara Municipal de Lisboa.

O programa foi criado ao abrigo de um protocolo de cooperação celebrado entre a Câmara Municipal de Lisboa e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, através do Centro Cultural Português em Maputo, destinando-se a escritores de nacionalidade portuguesa e moçambicana com obra publicada.

Segundo um comunicado citado pela Lusa, a Câmara Municipal de Lisboa anuncia que os vencedores deste ano são a escritora portuguesa Cláudia Lucas Chéu, de 45 anos, e o escritor moçambicano Mélio Tinga, de 29 anos.

Assim, Cláudia Lucas Chéu fará a sua residência literária na cidade moçambicana de Maputo de 01 a 31 de Outubro deste ano e, em sentido inverso, Mélio Tinga terá residência literária em Lisboa de 01 a 31 de Maio.

De Cláudia Lucas Chéu destaca-se a publicação de textos para teatro como “Glória” ou “Penélope Morreu de Tédio”, de prosa poética o livro “Nojo” (2014) e em poesia o livro “Trespasse” (2014).

Já Mélio Tinga, escritor de ficção e designer gráfico, publicou contos, novelas e romances, tendo colaborado em mais de uma centena de livros. É co-fundador do portal CATALOGUS, um projecto de ligação entre gerações literárias, em Moçambique, nos países africanos e lusófonos.

Mais Artigos