O Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, regressado de Washington, destacou à imprensa os principais pontos da sua deslocação oficial aos Estados Unidos.
Durante a visita, o chefe de Estado participou numa cimeira com o Presidente Donald Trump e outros líderes africanos, sublinhando a importância do encontro para o reforço das relações bilaterais e parcerias económicas.
Segundo uma nota da Presidência daquele país lusófono a que a FORBES ÁFRICA LUSÓFONA teve acesso, Sissoco esteve ainda acompanhado da ministra da Justiça e da Direcção da Polícia Judiciária, que mantiveram contactos com a DEA – Agência Federal de Aplicação da Lei dos Estados Unidos responsável pela repressão e controle do narcotráfico para aprofundar a cooperação no combate ao narcotráfico.
No documento, explica-se que a agenda incluiu também uma reunião com empresários na Câmara de Comércio dos EUA, com foco nas oportunidades de investimento na Guiné-Bissau.
Sobre a organização da próxima Cimeira da CPLP, prevista para 18 de Julho, o Presidente assegurou que os preparativos estão em curso.
Para concluir, o Presidente reafirmou o espeito profundo por figuras históricas da luta pela independência, como Amílcar Cabral e Nino Vieira.