O Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, iniciou nesta Sexta-feira, 20 uma visita de 10 dias aos Estados Unidos, com paragens em Nova Iorque e Boston. Esta visita coincide com a 79.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, onde o chefe de Estado irá representar o arquipélago cabo-verdiano. A agenda inclui múltiplos encontros e compromissos de nível diplomático e comunitário.
Hoje, Neves será o convidado do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, na abertura dos “Dias de Ação para a Cimeira do Futuro”, um evento focado na mobilização de jovens em torno de temas globais. A visita incluirá também uma reunião com Guterres nos próximos dias.
No Domingo, o Presidente será um dos líderes mundiais a participar na Cimeira do Futuro, uma iniciativa destinada a estimular a cooperação global. José Maria Neves já expressou a sua esperança de que este encontro sirva para promover consensos entre as nações participantes.
Na Segunda-feira, o chefe do Estado cabo-verdiano participará numa reunião informal com líderes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), promovida por São Tomé e Príncipe, que detém a presidência rotativa da organização. A agenda desta reunião prevê uma análise dos mais recentes acontecimentos internacionais e regionais.
Ainda na segunda-feira, José Maria Neves apresentará no encontro de líderes da Aliança dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (AOSIS) e participará numa homenagem às vítimas da escravatura, numa cerimónia organizada pela UNESCO para assinalar os 30 anos do Programa dos Povos Escravizados.
A agenda de terça-feira inclui a participação numa mesa redonda de alto nível sobre a defesa da democracia e o combate ao extremismo, evento que será copresidido por Lula da Silva, Presidente do Brasil, e Pedro Sánchez, Primeiro Ministro de Espanha.
Na Quarta-feira, 25 de Setembro, José Maria Neves intervirá no debate geral da Assembleia Geral das Nações Unidas. Ainda nesse dia, estaremos envolvidos em dois momentos dedicados à questão climática, sendo coanfitrião de um encontro sobre mobilidade climática e participando no lançamento do Mecanismo Comunitário de Adaptação às Alterações Climáticas (CCAF).
De acordo com a Lusa, a visita oficial a Nova Iorque termina na Quinta-feira, dia 26, com um debate sobre os desafios colocados pela elevação do nível do mar e as respostas climáticas permitidas. Este evento será promovido pelo Centro Global de Adaptação, em parceria com a União Africana e o Banco Africano de Desenvolvimento, na sede das Nações Unidas.
Após sua estadia em Boston, a agenda do Presidente será focada em encontros com a comunidade cabo-verdiana nos Estados Unidos. Na Sexta-feira, 27, Neves participará num “encontro de mobilização de parceiros para as iniciativas no âmbito do Cinquentenário da Independência Nacional”, em 2025, que será realizado na Universidade de Bridgewater.
No Sábado, o Presidente assistirá ao encerramento da reunião anual da Cabo Verde American Medical Society e marcará a presença nas celebrações do centenário de Amílcar Cabral, organizadas pela Associação Cabo-Verdiana de Brockton.
A visita terminará no Domingo, 29 de Setembro, com uma série de eventos promovidos pela comunidade cabo-verdiana em Boston, reforçando os laços com a diáspora e promovendo a cooperação entre Cabo Verde e os seus emigrantes nos Estados Unidos.