Presidente do Banco Sol conclui com distinção Executive MBA em universidades de elite

O gestor angolano Osvaldo Lemos Macaia, Presidente da Comissão Executiva do Banco Sol, concluiu com distinção o seu Executive Master in Business Administration (EMBA), um programa conjunto da INSEAD Business School e da Tsinghua University School of Economics and Management (China), duas das mais prestigiadas instituições de ensino superior do mundo. A defesa da tese,…
ebenhack/AP
Entre a academia e a banca, Osvaldo Lemos Macaia soma mais uma conquista: um EMBA de excelência em duas das universidades mais prestigiadas do mundo, com uma tese dedicada à transição energética de Angola.
Líderes

O gestor angolano Osvaldo Lemos Macaia, Presidente da Comissão Executiva do Banco Sol, concluiu com distinção o seu Executive Master in Business Administration (EMBA), um programa conjunto da INSEAD Business School e da Tsinghua University School of Economics and Management (China), duas das mais prestigiadas instituições de ensino superior do mundo.

A defesa da tese, subordinada ao tema “Research of Angola Energy Transition Strategy”, decorreu na manhã desta Sexta-feira, 24, na Tsinghua University, em Pequim (China), perante um júri composto por quatro professores doutorados daquela universidade.

O trabalho, centrado na estratégia de transição energética de Angola, reflecte a visão do gestor sobre os desafios do país na diversificação da matriz económica e no equilíbrio entre desenvolvimento e sustentabilidade.

O feito académico marca um novo patamar na trajectória profissional de Osvaldo Macaia, cuja carreira de mais de duas décadas combina experiência sólida nos sectores bancário, petrolífero e da administração pública.

Nascido na província angolana de Cabinda, iniciou o seu percurso no Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), antes de integrar o Ministério das Finanças, onde participou activamente no Projecto Executivo de Reforma Tributária (PERT), iniciativa central para a modernização do sistema fiscal angolano.

Na Administração Geral Tributária (AGT), desempenhou funções de destaque, como chefe da Secção de Tributação do Petróleo e Diamantes, chefe do Departamento de Legislação Fiscal, director regional da 4.ª Região Fiscal (abrangendo Benguela, Huambo e Cuanza-Sul) e director do Gabinete Jurídico do Ministério das Finanças. O seu desempenho conduziu-o à Sonangol, onde exerceu o cargo de director-executivo.

Em 2020, ingressou no Banco de Fomento Angola (BFA) como vice-presidente do conselho de administração, presidindo igualmente ao Comité de Informática e Inovação. Em 2023, foi reconduzido como vice-presidente e presidente do Comité de Risco. Desde Abril de 2024, lidera a Comissão Executiva do Banco Sol, instituição que tem apostado na inovação, inclusão financeira e reforço da banca digital.

Licenciado em Direito pela Universidade Agostinho Neto, com pós-graduação em Ciências Jurídico-Empresariais e Direito do Trabalho pela Universidade de Coimbra, Macaia é também autor do livro “Manual de Direito Fiscal Angolano”, escrito em co-autoria com o Professor Doutor Jónatas Machado, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Em declarações à margem da defesa, o gestor expressou a sua gratidão “a Deus, à família, aos colegas e amigos”, salientando que a conquista “simboliza o compromisso de contribuir activamente para o desenvolvimento económico e social de Angola, através do conhecimento, da ética e da liderança responsável”.

A conclusão deste EMBA nas escolas de elite INSEAD e Tsinghua reforça o perfil de uma nova geração de executivos angolanos que conjugam formação global, pensamento estratégico e compromisso nacional, num contexto em que a liderança empresarial se torna cada vez mais determinante para a transformação económica do país.

Mais Artigos