Primeiro Presidente de Angola distinguido com medalha dos 50 anos da Independência Nacional

O primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, foi outorgado a título póstumo com a medalha comemorativa dos 50 anos da Independência Nacional na classe de honra pelo chefe de Estado João Lourenço. A viúva de Agostinho Neto, Maria Eugénio Neto, e o filho Mário Neto foram aplaudidos após o acto de reconhecimento. António Agostinho…
ebenhack/AP
António Agostinho Neto foi distinguida por ser o fundador da Nação angolana, ao proclamar a Independência Nacional em 1975.
Life

O primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, foi outorgado a título póstumo com a medalha comemorativa dos 50 anos da Independência Nacional na classe de honra pelo chefe de Estado João Lourenço.

A viúva de Agostinho Neto, Maria Eugénio Neto, e o filho Mário Neto foram aplaudidos após o acto de reconhecimento.

António Agostinho Neto foi distinguida por ser o fundador da Nação angolana, ao proclamar a Independência Nacional em 1975.

No dia 11 de Novembro de 1975, Angola proclamou a sua independência e deu início a uma nova era. Sob a liderança de António Agostinho Neto, o primeiro Presidente da República, o país rompeu com mais de quatro séculos de dominação colonial portuguesa, declarando solenemente ao mundo: “Em nome do povo angolano, proclamo solenemente perante a África e o Mundo a Independência de Angola”.

A conquista da soberania foi o culminar de uma longa trajectória de resistência e sacrifício. Desde as primeiras revoltas anticoloniais até ao desencadear da luta armada em 1961, Angola viveu intensos episódios de coragem colectiva.

O processo de descolonização, acelerado pelo 25 de Abril de 1974 em Portugal, abriu caminho à autodeterminação, ainda que num cenário de complexas disputas internas.

As celebrações do 50º aniversário da independência nacional decorrem sob o lema: “Angola 50 Anos: Preservar e valorizar as conquistas alcançadas, construindo um futuro melhor”.

Mais Artigos