Produção musical em Cabo Verde cresce após pandemia 

A organização dos Cabo Verde Music Awards (CVMA) aponta para um aumento "significativo" na produção musical do país em 2023, após um período de instabilidade provocado pela pandemia da Covid-19. Este aumento levou a organização a decidir incluir mais oito nomeados na gala deste ano. Soraia de Deus, da organização dos CVMA, destacou que o…
ebenhack/AP
Organização dos Cabo Verde Music Awards diz que aumento da produção musical no arquipélago reflete a estabilidade alcançada no sector cultural, após os desafios enfrentados durante a Covid-19.
Life

A organização dos Cabo Verde Music Awards (CVMA) aponta para um aumento “significativo” na produção musical do país em 2023, após um período de instabilidade provocado pela pandemia da Covid-19. Este aumento levou a organização a decidir incluir mais oito nomeados na gala deste ano.

Soraia de Deus, da organização dos CVMA, destacou que o aumento da produção musical reflete a estabilidade alcançada no sector cultural, após os desafios enfrentados durante a pandemia. “Já passámos por todos aqueles momentos mais instáveis, motivados pela pandemia, e agora a produção começa a seguir o seu curso natural”, afirmou à Lusa.

A 13.ª edição dos prémios oficiais da música cabo-verdiana está marcada para 01 de Junho próximo, na cidade da Praia, regressando a este local, após ter sido realizada pela primeira vez na ilha do Sal no ano passado.

Segundo Soraia de Deus, o aumento da produção concentrou-se em categorias ligadas à música moderna, como pop, kizomba, hip-hop ou afrobeat. Isso levou a organização a alargar de três para quatro os nomeados em oito categorias.

Estarão a concurso as mesmas 17 categorias, com um aumento de nomeados de 51 para 59, abrangendo trabalhos digitais ou físicos lançados entre 01 de janeiro e 31 de Dezembro de 2023.

Além do aumento na produção, Soraia de Deus destacou uma melhoria na qualidade da música cabo-verdiana, desde a criação dos prémios em 2011, “tornando os CVMA um evento de referência na agenda cultural do país e da África lusófona”.

A Academia CVMA já está a seleccionar os nomeados, que serão anunciados a 19 de Abril em Lisboa, seguindo a estratégia de internacionalização dos prémios. Os artistas luso-angolano Jimmy P e Neyma serão os convidados especiais da gala deste ano.

Mais Artigos