Província de Sofala arrecadou mais de 852 mil USD em impostos

A província de Sofala, em Moçambique, arrecadou este ano cerca de 55 mil milhões de meticais (853,2 mil dólares) só em contribuições de impostos fiscais, segundo informações avançadas recentemente pela secretária do Estado de Sofala, Stella Pinto Zeca. A responsável referiu ainda que a agricultura, os transportes, comunicações e a indústria transformadora foram os sectores…
ebenhack/AP
Agricultura, transportes, comunicações e indústria transformadora são os sectores que mais contribuíram para a arrecadação de receitas fiscais na província moçambicana de Sofala.
Economia

A província de Sofala, em Moçambique, arrecadou este ano cerca de 55 mil milhões de meticais (853,2 mil dólares) só em contribuições de impostos fiscais, segundo informações avançadas recentemente pela secretária do Estado de Sofala, Stella Pinto Zeca.

A responsável referiu ainda que a agricultura, os transportes, comunicações e a indústria transformadora foram os sectores que mais contribuíram para a colecta, de um plano anual de 63 mil milhões de meticais (977,3 mil dólares).

Os dados divulgados em conferência de imprensa, que tinha por objectivo fazer o balanço do ano, apontam também que a província arrecadou mais de 90 milhões de dólares resultantes de exportações de diversos tipos de produtos e conta, este ano, com 33 novas empresas.

Por outro lado, Sofala registou a suspensão das actividades de mais de 150 empresas, desde Maio de 2020, na sequência da crise provocada pela pandemia da Covid-19. “Como consequência, mais de 3.500 trabalhadores perderam os seus empregos”, disse o secretário para a Administração e Finanças da Organização dos Trabalhadores Moçambicanos Central Sindical (OTM-CS), em Sofala, Bento Cotine, citado pelo Diário Económico de Moçambique.

Mais Artigos