A empresa angolana de energia Pumangol encerrou o ano de 2024 com um crescimento de 218 mil milhões de kwanzas no volume de negócios das vendas de retalho, face aos 162 mil milhões registados em 2023, tendo assim um aumento de 36%.
O volume total de vendas, de acordo com um comunicado enviado a FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, no quarto trimestre do ano, atingiu 184.555 toneladas métricas (TM), representando um crescimento de 1% em relação ao trimestre anterior e de 8% em comparação com o mesmo período de 2023.
O gestor de inteligência corporativa e de projectos da Pumangol, Adélio Santos, disse que a empresa continua focada na manutenção de elevados padrões de qualidade e de segurança, no aumento da satisfação dos seus clientes em todos os domínios da distribuição de combustíveis e lubrificantes, e na melhoria da sua performance.
O gasóleo correspondeu a 53,2% das vendas, enquanto a gasolina representou 46,8%.
“Os dados foram divulgados no dia 6 de Fevereiro, em Luanda, na sessão trimestral organizada pelo IRDP, na qual participam todos os operadores do mercado, e que visa apresentar um retrato da distribuição de combustíveis em Angola actualizado ao longo do ano”, explica a nota.
No mercado de aviação, refere o documento, as vendas de JET A1 registaram um aumento de 21% em relação ao terceiro trimestre de 2024 e um crescimento de 128% face ao quarto trimestre de 2023. No acumulado do ano, a comercialização deste combustível cresceu 20%, atingindo 38.162 TM.
“O volume de negócios no segmento de lubrificantes foi de 2,4 mil milhões de kwanzas no quarto trimestre, um decréscimo de 2% face ao trimestre anterior, mas um aumento de 3% em relação ao mesmo período de 2023”, diz a Pumangol.