A quarta edição do festival Kontornu vai ser realizada de 09 a 16 de Maio de 2026, na ilha de Santiago, em Cabo Verde, com destaque para o lançamento da Rede de Dança da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que liga artistas lusófonos.
Segundo o comunicado da organização, a quarta edição tem como tema `movimento e pensamento´, apostando num programa que conecta corpo e reflexão, criando espaços de intercâmbio artístico, pensamento crítico e diálogo entre artistas, públicos e comunidades.
O festival com eventos na cidade da Praia, Cidade Velha e Tarrafal. Entre os destaques da programação estão um simpósio internacional para debater o futuro da programação em artes performativas nos países do sul global e o lançamento da Rede de Dança da CPLP.
No entanto, o documento realça que o programa inclui uma residência artística que reunirá 20 bailarinos nacionais e internacionais, além de atividades comunitárias e juvenis com oficinas e espetáculos em bairros periféricos, para democratizar o acesso à arte.
Está aberto até ao final deste mês um concurso a artistas nacionais nas áreas de dança contemporânea, teatro físico, performances de rua, circo, espetáculos infantis, instalações artísticas e conferências e performances.
O Festival Kontornu, explica o comunicado, citado pela Lusa, é uma iniciativa do artista cabo-verdiano Djam Neguin, com o objectivo de dinamizar a cena da dança no arquipélago e promover o intercâmbio entre artistas locais e internacionais.