Quelimane assume título de primeira Cidade Africana do Desporto

O município moçambicano de Quelimane assumiu este mês o título de primeira Cidade Africana do Desporto, mas o autarca Manuel de Araújo já pensa também no de “capital da bicicleta” no continente, prometendo construir mais ciclovias. “Quelimane é a campeã e a capital da bicicleta em Moçambique. Mas nós queremos ser a capital da bicicleta…
ebenhack/AP
O município moçambicano de Quelimane foi uma das 10 cidades seleccionadas, entre 365, pela fundação Bloomberg Philanthopies para um apoio financeiro de 400 mil dólares para requalificação urbana.
Economia

O município moçambicano de Quelimane assumiu este mês o título de primeira Cidade Africana do Desporto, mas o autarca Manuel de Araújo já pensa também no de “capital da bicicleta” no continente, prometendo construir mais ciclovias.

“Quelimane é a campeã e a capital da bicicleta em Moçambique. Mas nós queremos ser a capital da bicicleta em África”, afirma Manuel de Araújo, o reeleito autarca, que lidera o município capital da Zambézia desde 2012.

E, nesta estratégia, Quelimane foi mesmo uma das 10 cidades seleccionadas entre 365 pela fundação Bloomberg Philanthopies, fundada pelo antigo mayor de Nova Iorque, Michael Bloomberg, para um apoio financeiro de 400 mil dólares para requalificação urbana.

“Este valor é para melhorarmos os passeios da nossa cidade. Queremos ser os campeões de África no chamado ‘walking and cycling’, ou seja, nos modos de mobilidade urbana que não usam combustíveis fósseis”, assume Araújo, citado pela Lusa.

No total, acrescenta, “vamos ter entre 8 000 a 10 000 metros [de ciclovia]. Nós também vamos usar os nossos fundos para melhorar, para crescer”.

O programa será lançado na conferência que a Bloomberg Philanthopies vai realizar em Quelimane nos dias 24 e 25 deste mê Janeiro. “Vai melhorar o trânsito e a mobilidade urbana na cidade de Quelimane, focalizando nos passeios e nas ciclovias”, garante o autarca.

Especificamente, segundo Araújo, vai permitir construir cerca de 5 000 metros de ciclovias na cidade, além dos 3 000 metros actuais, que também vão ser requalificados, tal como os passeios.

“Mas um dos grandes ‘calcanhares de Aquiles’ de Quelimane neste momento são os passeios. As pessoas têm dificuldades em andar pelos passeios. Nós vamos, a partir do dia 25 de Janeiro, utilizar então esses 400 mil dólares”, indica.

Mais Artigos