Receitas do Estado moçambicano sobem 2% no primeiro semestre deste ano, face ao mesmo período de 2024, atingindo assim 2.295 milhões de euros, influenciado pelo pagamento de salários na função pública.
Esse aumento é explicado, segundo o documento, com o crescimento nominal de 10,3% na colecta de IRPS, imposto sobre o rendimento pago pelos trabalhadores, tendo em conta o pagamento, feito já em Fevereiro deste ano, “do 13.° vencimento e das horas extras aos professores e pessoal da saúde”.
Igualmente, o relatório aponta, pelo crescimento nominal da colecta do IRPC [imposto sobre os rendimentos das empresas] na linha da tributação a final deste imposto, resultante de alguma rentabilidade das empresas no exercício de 2024”, apesar de “factores adversos”, numa alusão às consequências da agitação pós-eleitoral em Moçambique.
De acordo com dados da execução orçamental de Janeiro a Junho, citado pela Lusa, trata-se de uma realização, ainda assim, de 44,5% da previsão anual (para 12 meses), apesar do crescimento homólogo.