A Rede de Gestão Administrativa, Desportiva e Educativa (RED GADE) em parceria com a Universidade Gregório Semedo (UGS) realizaram esta semana, em Luanda, o 8.º Congresso Internacional de Gestão Administrativa Desportiva e Educativa,
O evento, que decorreu sob o lema “Inovação e Transformação Sustentável na Gestão Administrativa Desportiva e Educativa: Desafios e Oportunidades”, teve como propósito promover práticas inovadoras e disseminar resultados de pesquisas nas mais diversas áreas de estudo, que incluem a Ciência, tecnologia, sustentabilidade ambiental, igualdade social e de género.
Segundo o chanceler e promotor da UGS, José Lopes Semedo, o congresso é a primeira conferência da RED GADE realizada em Angola e serviu para a troca de experiências com os vários conferencistas nacionais e internacionais que participaram do evento.
“É uma oportunidade também para os nossos professores e estudantes tomarem contacto com experiências de outros quadrantes, a fim de avançarmos na qualidade e na competitividade do nosso modelo de ensino”, disse o responsável.
Já a diretora-geral da GADE, Lisbet Guillen Pereira, referiu que a ideia de colocar a instituição internacional no continente africano, concretamente em Angola, foi possível com o patrocínio da Universidade Gregório Semedo e que agora a apresentarão a outros investigadores.
“A RED GADE surge no ano de 2017 e, desde então, sonhamos com um congresso em África. Nós temos realizado conferências em todos os continentes, com a preocupação da instrução e crescimento em prol da educação, investigação e igualdade social”, indicou Lisbet.
O GADE-UGD 2024, propõe-se a ser um fórum global para a troca de experiências em Gestão, Desporto, Educação e Saúde.
O evento que arrancou a 05 de Outubro e encerrou nesta Quinta-feira, 07, reuniu, durante três dias, treinadores desportivos, estudantes, empresários, académicos e investigadores das áreas de gestão, desporto, educação e saúde.
Os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências, promover práticas inovadoras, disseminar resultados de pesquisas nas suas áreas de estudo, entre outras.
*Napiri Lufánia