O presidente da comissão executiva do Access Bank Angola, Rui Pereira, anunciou a sua demissão, com efeitos a 30 de Agosto de 2024, sendo que Ricardo Ferreira, um banqueiro experiente com ampla experiência em banca corporativa e de investimento, assumirá a função de Chief Executive Officer (CEO) a partir de 02 de Setembro de 2024.
Ricardo Ferreira, confirma o banco em comunicado, traz uma vasta experiência para a sua nova função, tendo ocupado cargos de liderança no Standard Bank e no Nedbank CIB.
De acordo com o banco, a demissão de Rui foi motivada pela sua decisão de prosseguir outros interesses, e a sua gestão foi marcada por resultados significativos, incluindo a transição bem-sucedida do Finibanco Angola para a marca Access Bank, concluída em Novembro de 2023.
Sob a sua liderança, o banco fez progressos notáveis na prestação de serviços, sinergia de grupo, transformação e inovação. Estes resultados incluem o facto de o Access Bank Angola ter registado um lucro de 3,93 mil milhões de kwanzas (4,7 milhões de dólares) no primeiro semestre de 2024.
Ricardo Ferreira traz uma vasta experiência para a sua nova função, tendo ocupado cargos de liderança no Standard Bank e no Nedbank CIB. A sua experiência em Comércio e Contabilidade, juntamente com o seu profundo conhecimento do panorama financeiro de Angola, posiciona-o para liderar o Access Bank Angola na sua próxima fase de crescimento.
A nomeação de Ferreira surge num momento em que o banco procura reforçar a sua estratégia de crescimento, oferecendo serviços e produtos diferenciados e adaptados aos desafios únicos enfrentados pelas empresas e instituições angolanas.