Saiba quais as melhores cidades da lusofonia para instalar startups

A HelloSafe, plataforma que compara produtos financeiros em Portugal, analisou os dados do StartupBlink Global Startup Ecosystem Map e concluiu que são quatro os países da lusofonia presentes na lista dos 100 melhores para instalar startups: Portugal, Brasil, Cabo Verde e Angola. Portugal é o primeiro destes quatro, estando em 26ª posição a nível mundial, seguido do Brasil…
ebenhack/AP
Na lusofonia destacam-se quatro países: Portugal, o primeiro destes quatro, estando em 26ª posição a nível mundial, seguido do Brasil em 27º, Cabo Verde em 78º, e, por último, Angola em 96º lugar.
Empreendedores Negócios

A HelloSafe, plataforma que compara produtos financeiros em Portugal, analisou os dados do StartupBlink Global Startup Ecosystem Map e concluiu que são quatro os países da lusofonia presentes na lista dos 100 melhores para instalar startups: Portugal, Brasil, Cabo Verde e Angola. Portugal é o primeiro destes quatro, estando em 26ª posição a nível mundial, seguido do Brasil em 27ª, Cabo Verde em 78ª, e, por último, Angola em 96ª lugar.

Segundo o estudo da Hellosafe, existem, atualmente, em Portugal cerca de 334 startups, entre as quais se inserem quatro unicórnios (startups avaliadas em mais de mil milhões de dólares) e um panteão (neste caso, o evento Web Summit).

Segundo este estudo, Lisboa subiu 21 posições no ranking das mil cidades mais propícias ao desenvolvimento de uma startup, posicionando-se no 62ª lugar, sendo a única cidade portuguesa que se posiciona no top 100.

Quando analisada apenas na região da Europa, a capital portuguesa situa-se entre as 16 primeiras, sendo que cidades como Londres, Paris e Berlim estão ainda muitos pontos acima. Como país, Portugal também se classifica na 16ª do ranking europeu.

Por sua vez, a cidade do Porto desceu 11 lugares, face ao ranking mundial de 2022, estando agora na posição 147ª, sendo a 35ª melhor cidade na Europa. Braga ganhou oito posições, passando para quase meio da tabela, na 424ª colocação, sendo que Coimbra apesentou a maior quebra, perdendo 116 posições, encontrando-se agora no 557ª lugar das mil melhores.

As startups em Angola e Cabo Verde

Se, por países, o Brasil, com 1.190 startups, está atrás de Portugal, por cidades S. Pauloclassifica-se bem à frente, na 17ª posição. Esta cidade acumula 543 projetos de tecnologia de elevado potencial de crescimento.

No caso de Angola e Cabo Verde, apenas uma cidade foi classificada em cada país: Luanda, na posição 575ª, e Praia, na 590ª. Segundo os dados da StartupBlink Global Startup Ecosystem Map, Angola tem 54 startups, das quais 49 em Luanda, e Cabo Verde tem 46 startups, 39 das quais na cidade da Praia.

Conheça a posição dos países e cidades da lusofonia na criação de startups no mundo:

Países:

1ª Portugal – 26ª posição

2ª Brasil – 27ª posição

3ª Cabo Verde – 78ª posição

4ª Angola – 96ª

Cidades:

1ª S. Paulo – 17ª posição

2ª Lisboa – 62ª posição

3ª Luanda – 575 posição

4ª Praia – 590ª posição

Leia também:

https://www.forbespt.com/saiba-quais-as-melhores-cidades-para-instalar-startups-no-mundo/

Mais Artigos