Apenas os três bancos comerciais que operam no país são classificados pelo Banco de Moçambique (banco central) como instituições de crédito domésticas de importância sistémica. Trata-se de uma categoria atribuída aos bancos com maior capacidade em termos de tamanho, interligação e substituibilidade.
O ranking é liderado pelo BCI, seguido do Millennium bim e por fim, o Standard Bank. Seguem na tabela, o ABSA e Mozabanco, bancos que estão quase na categoria de instituições de crédito domésticas de importância sistemática.
Para se chegar à classificação, usa-se o critério de pontuação. As que excedam 130 pontos são designadas por instituições de crédito domésticas de importância sistemática. As que estiverem entre 65 e 130, estão quase lá e as que estiverem abaixo de 65 pontos, que totalizam 28, são consideradas sem importância sistemática.
Os dados usados na classificação são referentes a Dezembro do ano passado, refere o comunicado do Banco de Moçambique, publicado na última Terça-feira, 09, no seu website. Os três maiores bancos renovam as posições que ocupavam em 2022.
O relatório do Banco de Moçambique, que temos vindo a citar, é publicado até o dia 30 de Abril de cada ano, segundo prevê um regulamento do regulador do sistema financeiro nacional.
*Rodrigo Oliveira