Saldo orçamental de Angola com superavit de 101,8 mil milhões kz no 2º trimestre de 2021

A ministra angolana das Finanças, Vera Daves de Sousa, deu a conhecer nesta Quinta-feira, 3, no parlamento nacional, que o país registou, no segundo trimestre de 2021, um saldo orçamental com superavit na ordem dos 101,8 mil milhões de kwanzas, período em que o saldo fiscal teve o mesmo percurso. Vera Daves detalhou, durante a…
ebenhack/AP
No segundo trimestre de 2021, o país arrecadou receitas no valor de 3,2 bilhões de kwanzas e realizou despesas avaliadas em 3,1 bilhões de kwanzas, segundo a ministra das Finanças.
Economia

A ministra angolana das Finanças, Vera Daves de Sousa, deu a conhecer nesta Quinta-feira, 3, no parlamento nacional, que o país registou, no segundo trimestre de 2021, um saldo orçamental com superavit na ordem dos 101,8 mil milhões de kwanzas, período em que o saldo fiscal teve o mesmo percurso.

Vera Daves detalhou, durante a apresentação do relatório de execução do Orçamento Geral do Estado (OGE) do referido período, que Angola arrecadou, o segundo trimestre do ano passado, receitas no valor de 3,2 bilhões de kwanzas e realizou despesas no valor de 3,1 bilhões de kwanzas.

O saldo fiscal neste período foi também de superavit, na ordem dos 566,4 mil milhões de kwanzas, registando um aumento acima dos 100%.

Por sua vez, de acordo com a ministra, o saldo corrente registou igualmente um superavit na ordem dos 905 milhões de kwanzas, “demonstrando que as receitas correntes foram suficientes para suprir as despesas correntes do período”.

Em relação à execução do serviço da dívida externa, “efetuaram-se pagamentos na ordem de 900,4 mil milhões de kwanzas, incluindo capital, juros e comissões, representando um aumento de cerca de 0,6% face ao período homólogo de 2020”.

A governante acrescentou que stock da dívida governamental situava-se, em 30 de Junho de 2021, em 41,9 bilhões de kwanzas, estando composto por 29% de dívida interna e 71% por dívida externa.

Daves, que falava durante a sexta reunião plenária extraordinária referente à quinta sessão legislativa da quarta legislatura do parlamento, fez saber também que o stock da dívida pública, que engloba a dívida governamental e das empresas públicas, situou-se em torno de 44,6 bilhões de kwanzas.

No balanço da programação financeira do segundo trimestre de 2021, adiantou a responsável do pelouro das Finanças, registou um fluxo total de entradas no valor de 3,7 bilhões de kwanzas (6,5 mil milhões de euros), em que se incluem receitas fiscais, de financiamento interno e externo e do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios(PIIM).

Mais Artigos