O Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) apresenta felicitações ao Governo e ao Povo da República da Guiné-Bissau, por ocasião do Quinquagésimo Segundo (52°) Aniversário da sua Independência, celebrado esta Quarta-feira, 24 de Setembro.
Numa nota publicada no seu website e consultado pela FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, a CPLP reconhece a relevância histórica desta data para o processo das independências africanas, e em particular para os países africanos de língua portuguesa que, sob a liderança de Amílcar Cabral, conquistaram a sua liberdade e hoje trilham caminhos para a Unidade, paz e desenvolvimento.
Enaltece, igualmente, o papel activo da Guiné-Bissau no seio da Comunidade, em especial no exercício da Presidência da CPLP, através do reforço da cooperação, da promoção da língua portuguesa e da integração dos Estados-membros nos nobres desígnios da paz, da solidariedade e do desenvolvimento sustentável.
O Secretariado Executivo da CPLP saúda o Povo da Guiné-Bissau por esta importante efeméride e formula votos de prosperidade e de contínuos progressos à Nação guineense.