Seis países da CPLP sobem no ‘ranking’ de Índice de Desenvolvimento Humano- PNUD

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) divulgou esta Terça-feira, 06, que seis dos nove membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) subiram no 'ranking' de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU. Segundo os dados do Relatório de Desenvolvimento Humano, Portugal continua a manter-se na categoria mais elevada, já Guiné-Bissau…
ebenhack/AP
Segundo os dados do Relatório de Desenvolvimento Humano, Portugal continua a manter-se na categoria mais elevada, já Guiné-Bissau e Moçambique na mais baixa.
Economia

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) divulgou esta Terça-feira, 06, que seis dos nove membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) subiram no ‘ranking’ de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU.

Segundo os dados do Relatório de Desenvolvimento Humano, Portugal continua a manter-se na categoria mais elevada, já Guiné-Bissau e Moçambique na mais baixa.

Entre os países lusófonos, refere o documento, apenas Cabo Verde desceu na classificação de IDH, passando da posição 131 para a 135, numa avaliação que se centra no desempenho dos países em 2023.

Num ‘ranking’ liderado pela Islândia, Portugal ocupa agora a 40.ª posição face à 42.ª registada no relatório anterior, seguindo-se o Brasil na lista de Estados da CPLP com melhor índice, subindo do 89.º lugar para o 84.º.

A Guiné-Equatorial manteve-se na 133.ª posição, Cabo Verde desceu da 131.ª para a 135.ª, São Tomé e Príncipe permaneceu no 141.º lugar e Timor-Leste subiu do 155.º para o 142.º lugar.

Entretanto, na lista de países lusófonos que subiram no ‘ranking’ da PNUD está Angola, que passou da 150.ª posição para a 148.ª, Guiné-Bissau (da 179.ª para 174.ª) e, por último, Moçambique, que subiu uma posição (183 para 182).

Portugal é o único país lusófono na categoria de Desenvolvimento Humano “muito elevado”, o Brasil é o único em “elevado”, e Guiné-Equatorial, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola, Timor-Leste estão na lista de países que registaram um Desenvolvimento Humano “médio”.

Guiné-Bissau e Moçambique, diz a Lusa, são os membros da CPLP incluídos na categoria de Desenvolvimento Humano “baixo”, que é encerrada pelo Sudão do Sul na última posição (193.ª).

Mais Artigos