Pelo menos seis países e cerca de 35 empresas estão inscritas para participar na a 3ª edição da Feira Internacional de Energias Renováveis e Eficiência Energética de Cabo Verde, que acontece de 24 a 26 de Março, na cidade da Praia, anunciou fonte oficial.
“Além das empresas cabo-verdianas inscritas, estão Portugal, Alemanha, Senegal, República Checa, Canadá e outras regiões da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental [CEDEAO]”, afirmou Angélica Fortes, coorganizadora da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC).
Em conferência de imprensa, realizada na cidade da Praia, Angélica Fortes avançou precisou que das 35 empresas inscritas, 80% são cabo-verdianas, 6 % portuguesas e 12% de outros países.
A previsão, indica, é que, além das exposições, decorra também um programa abrangente de actividades paralelas com temáticas e painéis de debate “muito pertinentes”, sobre o sector que considera estar mais desenvolvido no arquipélago.
“Haverá muitas novidades a apresentar nesta feira a nível de exposições, novas empresas estão presentes no sector com novas tecnologias”, apontou.
Por sua vez, o ministro da Indústria, Comércio e Energias cabo-verdiano, Alexandre Monteiro, disse que o principal objectivo do evento é promover o programa de transição energética no país.
“A realização desta Feira vai ao encontro com as políticas do Governo para o sector energético que é criar um espaço importante de comunicação e de promoção de negócios essenciais para o desenvolvimento das energias renováveis e de eficiência energética no país”, afirmou.
Sob o lema “Para uma Economia Verde, Soluções Limpas e Eficientes”, a feira é organizada pela FIC, em parceria com os Ministérios da Indústria, Comércio e Energia e das Finanças e Fomento Empresarial.
De acordo com o ministro, Cabo Verde tem um “ambicioso” programa de transição energética e reafirmou as metas estipuladas pelo Governo de chegar em 2030 com 50% de electricidade produzida a partir de fontes renováveis e 100% em 2040.
*Com Lusa