O Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, acompanhado da Primeira-Dama, Denisia Reis, iniciou no Domingo, 28 de Setembro, uma visita de dois dias ao Vaticano e à Itália. O ponto alto da agenda foi o encontro, esta Segunda-feira, 29, com o Papa Leão XIV, no Vaticano.
A deslocação, que combina dimensões diplomáticas, religiosas e de cooperação internacional, inclui ainda uma audiência com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, no cargo desde Outubro de 2022 e primeira mulher a chefiar o Governo do país.
Durante a estadia, Umaro Sissoco Embaló participará igualmente numa reunião da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em Roma.

Segundo a Presidência guineense, esta visita é entendida como uma oportunidade de fortalecer os laços bilaterais com o Vaticano e com Itália, além de reforçar o posicionamento da Guiné-Bissau nos organismos multilaterais.
Ao conjugar encontros políticos, religiosos e económicos, a deslocação sinaliza a tentativa de Bissau em diversificar parcerias estratégicas, ao mesmo tempo que projecta uma imagem de maior proximidade com a Santa Sé e com a União Europeia.