Somos – ACLP lança “BD-Macau” para apoiar o desenvolvimento criativo na área do desenho e ilustração

A Associação de Comunicação em Língua Portuguesa (Somos – ACLP) anunciou esta Terça-feira, 09, o lançamento da Competição de Arte Visual: “BD-Macau”, direccionada para um público jovem local, para apoiar o desenvolvimento criativo na área do desenho e ilustração e impulsionar o surgimento de mais obras locais nesta expressão artística. Através deste concurso de banda…
ebenhack/AP
O prazo de inscrições decorre entre até dia 5 de Outubro e os trabalhos finais deverão ser submetidos de 12 de Outubro a 30 de Novembro, informa a Associação de Comunicação em Língua Portuguesa.
Life

A Associação de Comunicação em Língua Portuguesa (Somos – ACLP) anunciou esta Terça-feira, 09, o lançamento da Competição de Arte Visual: “BD-Macau”, direccionada para um público jovem local, para apoiar o desenvolvimento criativo na área do desenho e ilustração e impulsionar o surgimento de mais obras locais nesta expressão artística.

Através deste concurso de banda desenhada, de carácter bianual, a associação pretende incentivar a criação de banda desenhada original sobre a cidade.
A primeira edição terá tema livre e será precedida de um workshop facultativo. O prazo de inscrições decorre entre até dia 5 de Outubro e os trabalhos finais deverão ser submetidos de 12 de Outubro a 30 de Novembro.

A Competição de Arte Visual: “BD-Macau”, segundo uma nota publicada no website da associação e consultado pela FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, é a primeira iniciativa da Somos – ACLP exclusivamente destinada a residentes locais e dedicada à “nona arte”, como é conhecida a banda desenhada.

Os participantes têm de ser residentes de Macau, com idades compreendidas entre os 15 e 25 anos. Cada trabalho deve ter no mínimo quatro pranchas, utilizando-se a narração por imagens e a linguagem típica da banda desenhada.

“As especificidades socioculturais de Macau devem ser destacadas, com a ação das “histórias aos quadradinhos” a desenrolar-se na cidade, ilustrando-se a sua paisagem urbana, e, em caso de incorporação de texto, este deve ser escrito numa das línguas oficiais (Chinês/Português). Podem ser submetidos a concurso trabalhos originais feitos anteriormente, desde que nunca tenham sido premiados”, lê-se no documento.

No acto de inscrição na competição, os participantes terão também a oportunidade de se registar num workshop de banda desenhada no dia 11 de Outubro, com um valor de 100 mop, que precederá a data de submissão dos trabalhos, através do qual poderão aprender ou consolidar as técnicas básicas de desenho e de criação de personagem, assim como de desenvolvimento de narrativa para este género literário.

Nesta primeira edição, os formadores serão Wesley Chan, presidente da Hyper Comic Society, e Rodrigo de Matos, reconhecido cartonista radicado em Macau.

De acordo com a associação, os formadores irão posteriormente integrar o painel de jurados, juntando-se à representante da Somos – ACLP, Natacha Fidalgo. O júri irá escolher o grande vencedor e os segundo e terceiro classificados, sendo-lhes atribuídos, respetivamente, prémios pecuniários.

“Além disso, uma eventual edição em livro de algumas das bandas desenhadas a concurso poderá ser considerada, mediante uma avaliação qualitativa prévia por parte do júri e da Somos – ACLP. A associação visa, assim, contribuir para o aumento de livros produzidos e editados em Macau, bem como para o registo imagético e escrito do progresso da cidade e das suas mutações”, explica a organização.

Em suma, com a organização da Competição de Arte Visual: “BD-Macau”, a Somos – ACLP pretende celebrar Macau e a sua riqueza arquitectónica e histórica, como local de confluência cultural e base sino-lusófona.

A iniciativa tem o patrocínio do Fundo de Desenvolvimento da Cultura do Governo da Região Administrativa Especial de Macau e o apoio Instituto Português do Oriente (IPOR).

As inscrições devem ser feitas através da página electrónica da Somos – ACLP (https://somosportugues.com/). 

Mais Artigos