Somos – ACLP leva a Macau Companhia do Chapitô com espectáculo “Júlio César”

A Somos–Associação de Comunicação em Língua Portuguesa (Somos – ACLP) realiza nos dias 20 e 23 de Setembro do corrente ano, em Macau, o espectáculo “Júlio César” da Companhia do Chapitô e uma série de oficinas temáticas de Teatro Físico e Visual. O evento, segundo uma nota da organização, inclui a apresentação de uma peça…
ebenhack/AP
A peça Júlio César sobe ao palco da Black Box I do Centro Cultural de Macau, no dia 20 de Setembro, às 20h00. A 39.ª criação colectiva da Companhia do Chapitô inspira-se na vida e nos eventos históricos em torno de Júlio César, explorando a comédia.
Life

A Somos–Associação de Comunicação em Língua Portuguesa (Somos – ACLP) realiza nos dias 20 e 23 de Setembro do corrente ano, em Macau, o espectáculo “Júlio César” da Companhia do Chapitô e uma série de oficinas temáticas de Teatro Físico e Visual.

O evento, segundo uma nota da organização, inclui a apresentação de uma peça teatral e oficinas formativas destinadas a participantes com ou sem experiência no teatro. A peça será apresentada em português, e legendada em chinês, com duração aproximada de 90 minutos sem intervalo.

“A peça Júlio César sobe ao palco da Black Box I do Centro Cultural de Macau, no dia 20 de Setembro, às 20h00. A 39.ª criação colectiva da Companhia do Chapitô inspira-se na vida e nos eventos históricos em torno de Júlio César, explorando a comédia como linguagem para reinventar a história”, lê-se no documento.

Segundo o comunicado, a Companhia do Chapitô realiza, nos dias 21, 22 e 23 de Setembro, uma Oficina de Teatro Físico e Visual, no Anfiteatro da Casa Garden da Fundação Oriente. Estas oficinas têm como objectivo explorar técnicas de improvisação, criação de personagens e comunicação não verbal, utilizando o corpo como ferramenta central para a expressão artística e narrativa.

Divididas em três temas Corpo, Espaço e Improvisação, Personagens e Arquétipos Gestuais e, Jogo Dramático e Improvisação Criativa, ressalta o documento, as oficinas destinam-se a participantes com ou sem experiência teatral, incluindo actores, performers, educadores, estudantes de teatro e artistas visuais.

No entanto, refere, as sessões serão conduzidas pelos formadores Jorge Cruz, Pedro Diogo e Susana Nunes e ministradas em inglês com tradução para chinês e com lotação máxima de 20 participantes. O programa detalhado e condições estão disponíveis no website da Somos – ACLP.

“As inscrições para as oficinas já se encontram abertas através da mesma plataforma com um desconto de 10% até final de Julho. Os bilhetes têm valor de 200 MOP e já podem ser adquiridos através da Macauticket”, realça.

A realização do espectáculo “Júlio César” e das oficinas de Teatro Físico e Visual, em Macau, assegura o mesmo documento, os participantes têm a oportunidade de explorar as possibilidades de interação e fusão entre diferentes formas de expressão artística. Essas oficinas abordam a criação de narrativas e a construção de personagens de maneira física e visual, indo além do texto falado.

“Os artistas ensinam técnicas de caracterização, uso do espaço e desenvolvimento de arquétipos e perfis psicológicos. Ao participar nestas oficinas temáticas, o público em Macau terá a oportunidade de aprofundar as metodologias e a visão artística da Companhia do Chapitô. Essa experiência pode inspirar novas abordagens e ideias de intercâmbio cultural. Esta iniciativa reflete o compromisso da Somos – ACLP com a promoção da língua e cultura portuguesas, fomentando diálogo intercultural e o desenvolvimento artístico na região”, sublinha.

De acordo com a nota, a vinda da Companhia portuguesa do Chapitô tem o patrocínio do Fundo de Desenvolvimento da Cultura do Governo da Região Administrativa Especial de Macau e o apoio Instituto Português do Oriente (IPOR) e Fundação Oriente em Macau.

Júlio César, explica o comunicado, foi um general Romano e um homem de estado. Membro do primeiro Triunvirato, liderou os exércitos Romanos na conquista da Gália, antes de derrotar o seu rival político Pompeu em contexto de guerra civil. Autoproclama-se depois Ditador Perpéctuo de Roma, cargo que não ocupou por muito tempo, assassinado por um grupo de senadores que o consideram uma ameaça à República.

“Inspirados no imaginário popular das representações de Roma e da figura notável que foi Júlio César, explorando inconsistências históricas e tomando liberdades no tratamento de factos documentados com o desrigor que já caracteriza a Companhia do Chapitô eis a desconsagração de outro monstro histórico, Júlio César.  Se era ele um tirano que merecia morrer ou um herói brutalmente assassinado por conspiradores, venha o Diabo e escolha. Aqui não há heróis nem vilões, há circunstâncias e gente ardilosa que faz pela vida. Também há gente menos ardilosa que faz o que lhes mandam. E gente virtuosa que faz o que tem de ser feito. Arrasamos todos por igual”, aponta.

Fiéis ao seu estilo de teatro físico, ressalta o documento, os actores utilizam o corpo, o movimento e a gestualidade para criar personagens e transmitir emoções de forma universal, permitindo uma experiência acessível a diferentes públicos. No final do espectáculo a Companhia do Chapitô irá proporcionar sessões de conversa e debate, promovendo o intercâmbio cultural directo entre os artistas e a audiência levando, assim, a uma troca de ideias e reflexões sobre a experiência teatral presenciada.

a Companhia do Chapitô é reconhecida pelo seu trabalho multidisciplinar, baseado no teatro físico e na comunicação através do gesto e da imagem, fundada em 1996. A companhia valoriza a comédia como linguagem para questionar a realidade física e social, criando espetáculos que convidam o público a imaginar e participar ativamente na construção das narrativas. Desde a sua fundação, a Companhia do Chapitô já produziu cerca de 40 criações originais, apresentadas em Portugal e em países como Alemanha, Brasil, China, França, Itália, Suécia e Rússia, entre outros.

“Para mais informações sobre o espectáculo ou as oficinas, contacte a Somos – ACLP através do email: info@somosportugues.com, ou visite o site oficial para inscrições e programa completo: https://somosportugues.com/oficinas-de-teatro”, indica o comunicado.

Mais Artigos