O presidente do conselho de administração Sonangol, Sebastião Gaspar Martins, assegurou que a petrolífera estatal quer manter Angola como um dos principais produtores de petróleo em África.
Durante a conferência Angola Oil e Gas 2025, que decorreu em Luanda, Sebastião Gaspar Martins, disse que a Sonangol vai garantir que a produção nacional se mantenha acima de um milhão de barris por dia, uma meta definida pelo Governo para sustentar a economia e assegurar receitas fiscais.
“Além da produção, a Sonangol continuará a estar envolvida na maioria das concessões em exploração e produção no nosso país, preservando assim o seu estatuto de empresa âncora da indústria”, garantiu.
No entanto, o PCA ressaltou as prioridades da empresa que é a aposta em refinação para que Angola alcance a autossuficiência em combustíveis e em capital humano, considerando determinante para a sustentabilidade do sector.
“Angola é um país de petróleo e gás, com recursos que não podem ser ignorados. A transição energética tem de salvaguardar o aproveitamento desses activos, sem comprometer o desenvolvimento económico”, enfatizou o PCA, reforçando o compromisso com a transição energética.