Standard Bank Angola reabre portas do sistema financeiro global com aprovação do J.P. Morgan

O Standard Bank Angola (SBA) acaba de alcançar um marco histórico no panorama financeiro nacional e internacional. Após um processo rigoroso de avaliação e alinhamento estratégico com o Grupo Standard Bank, a instituição obteve, em Junho de 2025, a aprovação formal para a abertura de contas correspondentes em Dólares Americanos (USD) e Euros (EUR) com…
ebenhack/AP
O Standard Bank Angola tornou-se o primeiro banco nacional a restabelecer contas correspondentes com o J.P. Morgan, sinalizando a reentrada de Angola no sistema financeiro global.
Negócios

O Standard Bank Angola (SBA) acaba de alcançar um marco histórico no panorama financeiro nacional e internacional. Após um processo rigoroso de avaliação e alinhamento estratégico com o Grupo Standard Bank, a instituição obteve, em Junho de 2025, a aprovação formal para a abertura de contas correspondentes em Dólares Americanos (USD) e Euros (EUR) com o banco norte-americano J.P. Morgan, tendo o processo sido concluído em Outubro.

“É com enorme orgulho que anunciamos um marco histórico para o Standard Bank de Angola e para o País. Esta conquista representa a reintegração de Angola no sistema financeiro global, através do Standard Bank, reafirmando o nosso papel na promoção do crescimento económico e na atracção de confiança internacional”, afirmou o CEO do SBA, Luís Teles, citado numa nota a que a FORBES ÁFRICA LUSÓFONA teve acesso.

O processo teve início em 2023, com uma extensa e detalhada análise de Due Diligence, conduzida pela equipa de Compliance do SBA, em estreita colaboração com o departamento de Instituições Financeiras do Grupo Standard Bank. O objectivo passou por restabelecer uma relação directa de correspondência com bancos norte-americanos, algo inédito desde a suspensão de algumas ligações internacionais há quase uma década.

A aprovação do Comité Global do J.P. Morgan, considerado o maior banco do mundo, torna o Standard Bank Angola a primeira instituição financeira angolana a restabelecer contas correspondentes com um banco norte-americano, um feito que simboliza a recuperação da confiança internacional no sistema bancário angolano.

“Esta parceria transcende fronteiras e reflete o espírito de colaboração, confiança e inovação que define ambas as organizações. A reentrada do J.P. Morgan no mercado angolano é uma demonstração clara do potencial que África representa para o sistema financeiro global”, sublinha Luís Teles, acrescentando que o feito “é resultado do trabalho e da dedicação de uma equipa comprometida com o desenvolvimento do País”.

A reaproximação entre o sistema bancário angolano e os grandes centros financeiros internacionais reforça a ambição do Standard Bank em posicionar-se como uma ponte entre Angola e o mundo. Com esta conquista, o SBA amplia a sua capacidade de servir clientes corporativos e institucionais, assegurando maior eficiência e segurança nas operações internacionais.

O J.P. Morgan é uma das instituições financeiras mais respeitadas do planeta, com presença em mais de 100 países, servindo milhões de clientes corporativos, institucionais e governamentais. Já o Standard Bank Angola, com 16 agências, 66 agentes bancários, 137 caixas automáticas, três Centros de Empresa e três Suites Private, está presente nas principais províncias do país, incluindo Luanda, Benguela, Huíla, Huambo, Namibe, Malanje e Cabinda.

Mais Artigos