O Standard Bank de Angola (SBA) apresentou, a sua Estratégia de Sustentabilidade para o período 2023-2027, baseada em quatro pilares estratégicos. Durante um evento na sua sede, o banco lançou também seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, que será publicado anualmente, e o novo site ‘Pacto com Impacto’.
Luís Teles, CEO da SBA, destacou a importância de uma abordagem deliberada e objectiva na integração da sustentabilidade nas decisões estratégicas do banco. “Somos uma instituição de confiança e sustentável, que cria valor para a sociedade. Iniciamos uma jornada para integrar a sustentabilidade em todas as nossas operações”, afirmou.
O Manifesto de Sustentabilidade da SBA reflecte o compromisso do banco em contribuir para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Agenda África 2063, do Acordo de Paris e do Plano Nacional de Desenvolvimento do Governo de Angola. Os quatro pilares da estratégia incluem: Pessoas e Comunidade; Parcerias; Planeta e Crescimento Sustentável; e Prosperidade.
Em 2023 marca o início de uma transformação no banco, com a criação de uma unidade especializada em sustentabilidade, focada em governança e em ações concretas nas áreas ambiental e social. O Relatório de Sustentabilidade apresenta um canal de comunicação e transparência, dividido em oito capítulos, que inclui desde a visão de liderança até as iniciativas sociais e ambientais do banco.
Entre os dados apresentados, destaca-se que a SBA registou um total de 709 colaboradores em 2023, com uma distribuição de 41% de mulheres e 59% de homens. Em termos de formação, foram contabilizadas uma média de 26 horas de formação por colaborador, com um total de 20.791 acções de formação realizadas.
No que se refere ao impacto ambiental, em 2023, o banco emitiu 319,2 toneladas de CO2 de âmbito 1 e 394,6 toneladas de CO2 de âmbito 2. O consumo de energia totalizou 14.284 GJ, e o consumo de água atingiu 8.735 megalitros.
A SBA também promove iniciativas de voluntariado e lançou o programa de doações equiparadas ‘Kwanza por Kwanza’, que incentiva os colaboradores a fazerem doações para organizações sociais, com o Investimento Social Corporativo (ISC) a igualar às doações, aumentando o impacto social.
A inclusão financeira dos angolanos é uma prioridade para o SBA, que através da plataforma ‘OneFarm’, concede 58 micro-créditos a pequenos agricultores familiares, apoiando um total de 10.800.000 kz e produzindo 60 toneladas de produtos agrícolas.
O evento culminou com o lançamento do site ‘Pacto Com Impacto’, que visa informar proativamente todas as partes interessadas sobre as iniciativas sociais e ambientais do banco.