Um acordo entre a Transportadora Aérea Angolana (TAGG) e a congénere portuguesa Hifly vai permitir a integração de um novo airbus A330 ao conjunto de aparelhos da TAAG e um vasto número de benefícios associados ao abrigo do designado “acordo ACMI”, do inglês Aircraft, Crew, Maintenance and Insurance, indica uma nota enviada à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA.
O memorando entra em execução a partir de 15 de Junho deste ano e surge no sentido de assegurar “continuamente um elevado nível de serviço e disponibilidade de ligações” da operadora angolana, num mecanismo que envolve a Hifly, isto é, para uma operação de leasing de um Airbus A330 que irá operar na rota Luanda-Lisboa-Luanda, por um período de três meses.
De acordo com o termo de contrato, citado na nota, neste tipo de contrato, caberá a HiFly disponibilizar o avião, a tripulação completa, garantir a manutenção e seguro da aeronave, sendo compensada pela TAAG pelas horas de operação da aeronave.
A aeronave a integrar na ligação da TAAG entre Luanda-Lisboa-Luanda, a Airbus A330, foi contratada à HiFly em regime de wet lease.
De acortdo ainda com o documento que vimos a citar, “esta decisão coincide justamente com o trabalho de manutenção que está a decorrer e que a TAAG está a realizar em parte da sua frota internacional”, respectivamente o modelo Boeing 777-300ER. Ou seja, em termos globais, foi uma estratégia de gestão que permite a continuidade e regularidade da operação numa ligação Luanda-Lisboa que, segundo a companhia aérea angolana, regista bastante demanda.
“Esta solução colaborativa é típica na aviação comercial e permite a TAAG assegurar a cobertura de uma das rotas preferenciais e de maior volume de tráfego”, lê-se no documento.
A TAAG descreve o Airbus A330 como um avião moderno, extremamente versátil e confortável capaz de transportar até 250 passageiros numa configuração de duas classes (económica e executiva).
A companhia que cede o aparelho à TAAG, a HiFly, é uma empresa aérea privada e a terceira maior da aviação portuguesa, especializada no frete de aeronaves comerciais com tripulação, manutenção e seguro incluídos. Com uma equipa de cerca de 800 profissionais, a HiFly é uma entidade qualificada e autorizada para operar em todos os países do mundo.