Os voos directos entre Luanda e Madrid, da companhia angolana de bandeira – TAAG, iniciaram esta Segunda-feira, 27, – com o primeiro avião a sair da capital angolana às 9h00 e a chegar à Madrid às 17H15.
A rota vai movimentar passageiros e mercadorias, incrementando o intercâmbio multidimensional entre Angola e o Reino da Espanha. Assim, a TAAG vai operar com duas frequências semanais, às Quintas-feiras e Domingos, com partida às 22h55 e previsão de chegada à Madrid às 05h15 do dia seguinte.
Num comunicado enviado à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, a companhia angolana refere que a rota vai permitir a conexão com 143 destinos, de 43 países, com um único bilhete, no quadro da rede da Ibéria – companhia Aérea Espanhola, nomeadamente para a Europa e Américas do Sul e Norte.
A inauguração da referida rota surge na sequência da assinatura de um acordo de parceria entre a TAAG e a Iberia, em Maio, para a realização de voos comercias entre as capitais dos dois países. À luz do referido acordo de codeshare e interline, os passageiros oriundos de Luanda, podem através de um bilhete único, pago em Kwanzas, chegar a Madrid como destino final ou escala para um voo de ligação (operado pela IBERIA) para diversas cidades.

Segundo o documento, a rota vai ser operado por um Boeing 777-300ER com a capacidade de 293 lugares, 12 na classe business plus, 56 lugares na classe standard business e 225 lugares na classe económica.
Operacionalmente, a rota Luanda-Madrid, que funcionará na linha Luanda-Madrid-Porto-Luanda, não será totalmente operado pela TAAG, dado que, entre Madrid e Porto (Portugal), a operação caberá à companhia aérea espanhola, Ibéria. O troço Luanda-Madrid será operado pela TAAG e o troço Madrid-Porto pela companhia área Ibéria.
No global, a companhia aérea angolana, TAAG, voa para 27 destinos internacionais, com particular destaque para Portugal, com voos diários, num total de 14 frequências semanais. As frequências para Portugal são operadas com dois voos diários às segundas, Quartas, Quintas e Sextas-feiras e aos Sábados. Já às Terças e Domingos conta apenas com um único voo entre as duas capitais (Luanda e Lisboa).
Na América do Sul, a TAAG voa para São Paulo (Brasil) e, em África, para a Cidade do Cabo e Joanesburgo, na África do Sul, Maputo, em Moçambique, e Lagos (Nigéria).