O CEO do Banco de Fomento Angola (BFA), Luís Gonçalves, defendeu esta Quinta-feira, em Luanda, que nos últimos três anos, tem havido um “reforço e esforço enorme” da banca financiar a economia angolana.
Luís Gonçalves falava no painel “Os Grandes Desafios da Banca & Serviços Financeiros”, durante o segundo dia do Forbes África Lusófona Annual Summit 2024, que junta líderes do sector para discutir as tendências emergentes e as inovações que estão a moldar o futuro.

“Aquilo que se vê nas análises do sector como um todo, nota-se claramente que o crédito teve uma expansão muito forte”, sublinhou.
Luís Gonçalves acrescentou que nos últimos três anos, a nível do Banco de Fomento Angola, a carteira de crédito cresceu praticamente quase exponencialmente, o que demonstra claramente uma motivação da banca de continuar a economia.
“Agora, temos uma economia que acaba por ter uma serie de constrangimentos que limitam a capacidade de os bancos poderem continuar a financiar a economia nacional”, entende.