Timor-Leste é oficialmente membro da Associação das Nações do Sudeste Asiático

A República Democrática de Timor-Leste aderiu esta semana oficialmente à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), o que representa um marco histórico na jornada da nação pela independência e integração regional e global. Após anos de preparação e cooperação constantes com os Estados-Membros da ASEAN, segundo uma nota do Governo, a admissão de Timor-Leste…
ebenhack/AP
Primeiro-ministro, Kay Rala Xanana Gusmão, destaca que a adesão de Timor-Leste à ASEAN representa “uma grande oportunidade, mas também uma grande responsabilidade para connosco próprios, para com os países da ASEAN e, acima de tudo, para com os timorenses”.
Economia

A República Democrática de Timor-Leste aderiu esta semana oficialmente à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), o que representa um marco histórico na jornada da nação pela independência e integração regional e global.

Após anos de preparação e cooperação constantes com os Estados-Membros da ASEAN, segundo uma nota do Governo, a admissão de Timor-Leste confirma o compromisso da nação com a paz, a prosperidade e a unidade na região do Sudeste Asiático.

Em conferência de imprensa, o primeiro-ministro, Kay Rala Xanana Gusmão, destacou que a adesão de Timor-Leste à ASEAN representa “uma grande oportunidade”, mas também “uma grande responsabilidade  para connosco próprios, para com os países da ASEAN e, acima de tudo, para com os timorenses”.

“Todos nós, especialmente os jovens. Agora é o momento de se prepararem, porque no futuro vão colher os benefícios. Mas não se pode apenas esperar pelos benefícios, é preciso trabalhar, aprender e abrir a mente. Temos de mudar o nosso carácter e a nossa mentalidade. Tenho dito muitas vezes, sobretudo aos jovens, não perguntem apenas ao Estado o que o Estado vos pode dar, perguntem antes o que vocês podem dar a este país e ao seu povo. É preciso aumentar o vosso conhecimento, aprofundá-lo, para estarem mais bem preparados. Vai chegar a altura de serem vocês a conduzir Timor-Leste por um caminho verdadeiramente promissor”, acrescentou.

Xanana Gusmão sublinhou que a entrada na ASEAN “não é o fim, mas o começo de uma nova fase”, salientando que a integração regional exigirá empenho redobrado em várias áreas, como a educação, a agricultura, a saúde, o combate ao cibercrime e a promoção de uma economia moderna e sustentável.

Já o Presidente da República, José Ramos-Horta, expressou o seu contentamento pelo “sucesso retumbante” da adesão e atribuiu o feito histórico à determinação e à liderança do Primeiro-Ministro.

“Todo o crédito vai para o Primeiro-Ministro Xanana, que, com uma determinação incrível, conduziu o país até onde estamos hoje — membro da ASEAN.

“Agora temos de trabalhar arduamente para que a ASEAN fique satisfeita com o desenvolvimento de Timor-Leste”, afirmou.

A chegada do Chefe de Estado e do Chefe do Governo marcou o encerramento simbólico de uma etapa de 14 anos de negociações e o início de um novo ciclo de cooperação e integração regional.

A adesão plena de Timor-Leste à ASEAN reforça o compromisso nacional com os valores da paz, da estabilidade, da cooperação e do desenvolvimento partilhado entre as nações do Sudeste Asiático.

Mais Artigos