O Governo de Timor-Leste executou apenas 36,5% dos mais de 3,2 mil milhões de dólares (3,21 milhões de euros) do Orçamento Geral do Estado nos primeiros nove meses do ano, segundo o Portal da Transparecia Orçamental, do Ministério das Finanças daquele país.
Dados consultados pela Lusa, mostram que o valor sobe para mais de 53%, se excluído o montante correspondente ao novo Fundo dos Combatentes da Libertação Nacional (FCLN), criado este ano.
O Governo, acrescenta o documento, executou despesas reais de 1.051 milhões de dólares a que se somam 122 milhões em obrigações. Estes valores correspondem a uma execução de 36,5% do total definido no Orçamento Geral do Estado (OGE) retificativo aprovado para este ano.
Do valor total das despesas, contam-se mil milhões de dólares para a criação do novo FCLN, instrumento já criado por lei, mas que ainda não foi mexido, continuando ao cuidado do Banco Central de Timor-Leste, gestor do Fundo Petrolífero.
A taxa mais baixa de execução é a do Fundo de Infra-estruturas, apenas 16% dos mais de 281 milhões de dólares orçamentados.