A agência de notação financeira Fitch Ratings melhorou a avaliação da qualidade do crédito soberano de Cabo Verde de “B-“ para “B”. Justificando com as perspetivas de forte crescimento da economia e bom desempenho orçamental. Movimento muito influenciado pelo sector do turismo que vai dando sinais de forte recuperação.
“A melhoria do ‘rating’ reflete a previsão de um robusto crescimento económico e forte desempenho orçamental, que deverá sustentar a consolidação orçamental e a queda da trajetória da dívida”, apontam os analistas da Fitch Ratings, citados pela Lusa.
Importa referir que apesar da melhoria na nota e da perspetiva de evolução estável, Cabo Verde segue em posição abaixo da recomendação de investimento.
Outrossim, o turismo que representa um terço de toda a economia do país lusófono, é dos principais responsáveis pelo desempenho já que regressou aos níveis anteriores à pandemia de covid-19 em 2023, “o que vai sustentar quer a melhoria da actividade económica e das finanças externas, para além de um défice menor da balança corrente, quer os níveis adequados de reservas internacionais”, aponta a agência de notação.





